Encontro de gestores da Educação destaca a Escola de Tempo Integral de Ponta Grossa

Encontro de gestores da Educação destaca a Escola de Tempo Integral de Ponta Grossa

Evento da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PR) reúne secretários paranaenses em Apucarana para debater o ensino em Tempo Integral

Da Assessoria

Ponta Grossa – A experiência da Escola em Tempo Integral de Ponta Grossa é um dos destaques no 2º Seminário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime/PR), realizado nesta quinta e sexta, em Apucarana, norte do estado, com a participação de 350 gestores de 83 municípios. A secretária Simone Pereira Neves apresentou a experiência do município durante o encontro, com foco no tema “Educação de Tempo Integral e os Componentes Curriculares”.

Ponta Grossa possui atualmente uma experiência destacada em relação à política pública da Escola em Tempo Integral no Brasil. No momento em que o país busca realinhar essa política educacional e quer avançar rapidamente na sua expansão, o município já possui uma experiência de dez anos e tem práticas e números expressivos para mostrar: atualmente, 78% dos seus 32 mil alunos já estudam na modalidade de tempo integral.

“A temática da Educação em Tempo Integral é muito importante no tempo atual das políticas públicas nacionais. A própria legislação federal e os encaminhamentos do Ministério da Educação já estão sendo no sentido de ampliar o número de matrículas de tempo integral e este encaminhamento,  obviamente, vai chegar até os municípios e já está chegando aos estados também”, informa a secretária Simone.

Durante sua exposição junto a gestores de Cascavel, Apucarana e Curitiba, a secretária relatou a experiência e evolução do tempo integral em Ponta Grossa, que foi implantada em 2013. “Já temos dez anos desta rica experiência na rede municipal, com boas práticas e aprendizados e podemos compartilhar essas ações, até para inspirar outros municípios para que possam também iniciar essa implantação”, comenta.

Para Simone, o evento é um momento para inspirar a todos os gestores da educação. “É importante que toda a educação paranaense se volte para essa temática, pela necessidade e urgência, principalmente com foco na aprendizagem de nossas crianças, em um trabalho mais efetivo de formação e de humanização. E a UNDIME/PR está à frente novamente, trazendo essas temáticas para oferecer a todos os gestores públicos, subsídios para poderem todos desenvolver essa prática em seus territórios”, avalia a secretária.

Comparativo

Os números de Ponta Grossa ganham relevo quando comparados aos dados nacionais do Inep/Censo Escolar 2018-2022. Enquanto na creche a média brasileira é de 56,8%, o atendimento na cidade é de 100% em tempo integral. Na pré-escola, a média nacional é de 12,2%, e a municipal, 86%. Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, até 10 anos, o país tem média de 11,4%. Em Ponta Grossa, 71% dos alunos desta fase já estudam em tempo integral.

Durante o tempo na escola, as crianças desenvolvem suas habilidades e competências a partir de um currículo ampliado, organizado em 7 horas e meia diárias de atividades. Trata-se de uma evolução sobre o antigo conceito de contraturno escolar, que divide o integral em um período de aulas curriculares e outro com atividades complementares. As crianças realizam quatro refeições na Educação Infantil e três no Ensino Fundamental. No total, são servidos 18 milhões de cafés, almoços, lanches e jantares em um ano na rede municipal.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!