Carambeí toma medidas diante do caos na saúde

Carambeí toma medidas diante do caos na saúde

Cleucimara Santiago

Carambeí – Com hospitais da região lotados e fila de espera por leitos de UTI, Carambeí se prepara para o momento mais grave da pandemia, com atendimento de medidas de urgência no Centro Municipal de Saúde.

A cidade foi escolhida para ser a primeira a receber um projeto piloto da 3ª Regional de Saúde que capacita profissionais para emergências causadas pela pandemia do novo Coronavirus.

Na terça-feira (2), pela manhã, equipe de profissionais formada por médicos e residentes do curso de medicina, enviados pela 3ª Regional de Saúde, realizou no Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma capacitação para profissionais das Unidades Básicas de Saúde e do Centro Municipal de Saúde, de intubação dos pacientes com Covid-19.

Em entrevista ao jornal Página Um News, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, contou à reportagem que recebeu uma ligação do Chefe da 3ª Regional, Dr. Robson Xavier, sobre o projeto e que além da capacitação dos profissionais da saúde, está sendo necessário providenciar equipamentos para poder atender a população. “Nós tínhamos condições de acolher paciente por um certo período com oxigênio e em um leito confortável, porém, nós não tínhamos equipamentos, respiradores e tudo mais”. Elisangela narrou que a cidade conseguiu um empréstimo de respirador portátil da cidade de Piraí do Sul, e que está através de intermédio de alguns deputados, em contato com o Ministério da Saúde, para conseguir mais respiradores, além de um processo licitatório para poder fazer a compra de mais dois respiradores e dois monitores multiparamétricos. “Hoje nós temos condições de acolher de dez a doze pacientes na nossa unidade com oxigênio, mas só temos um respirador, e estamos correndo atrás de mais. Mas, não tem a nível de Brasil, está em falta no mercado, e essa é a nossa grande preocupação, que os pacientes fiquem aqui e não possamos dar uma qualidade de atendimento, enquanto aguardam vagas em hospitais, através da central de leitos ”, declarou.

Elisangela afirmou ainda que as opiniões sobre o decreto de lockdown do estado dividem opiniões e o momento é muito difícil, e que um grupo de vereadores da cidade encaminhou um oficio pedindo a reabertura. “Hoje recebemos também um pedido de informações do Ministério Público do trabalho para saber se estamos cumprindo o decreto do estado (…). É um momento muito complicado, tem Ministério Público, Tribunal de Contas, querendo dados de vacinas, trabalho, saber das medidas, do cumprimento. Ela também não descartou a possibilidade de abertura de hospitais de campanha.

Quanto a exoneração da diretora de saúde da cidade, a prefeita disse que foi a pedido pois a mesma também trabalha no Hospital Regional, e que profissionais de saúde estão sobrecarregados e com esgotamento físico.

Na conversa a prefeita também falou sobre outros assuntos e se colocou à disposição da reportagem sempre que necessário para entrevistas e esclarecimentos.

Mais cedo a prefeita já havia realizado uma live nas redes sociais, onde ao lado da secretária de Saúde do município, Juliane Dorosxi, falou sobre a capacitação. “Carambeí foi escolhida como a uma primeira cidade em um projeto piloto da 3ª Regional para capacitação, para entubar, haja vista a superlotação dos hospitais daqui, e da região (…). O momento é de salvar vidas”, concluiu Elisangela Pedroso.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!