Marcílio Moraes: “só se aprende escrever novelas lendo novelas”

Marcílio Moraes: “só se aprende escrever novelas lendo novelas”

O interesse despertado pelo primeiro capítulo de “Roda de Fogo”, o acolhido e o rejeitado, animou o autor Marcílio Moraes a publicar todo o primeiro bloco da novela, também nas duas versões, do Lauro César Muniz e a dele, que foi exibida na Globo.

Marcílio conta que aprendeu a fazer novelas lendo os primeiros 51 capítulos de “Roque Santeiro”, escritos por Dias Gomes, censurada em 1975, mas que foi integralmente produzida em 1985.

Hoje, conta o Marcílio, há uma quantidade enorme de jovens buscando oficinas de roteiro e que escrever novelas continua como “um sonho dos mais acalentados”.

E que muita gente pergunta por que ele não dá cursos ou ainda para que leia as suas sinopses. Mas com a maior das certezas afirma “que o modo mais efetivo para escrever novelas é lendo textos de novelas: não basta assisti-las. Tem que estudar como são escritas”.

Por isso e também porque é muito difícil ter acesso a esses textos, o autor resolveu publicar parte do material que tem arquivado. Começou com “Roda de Fogo”, mas vem mais por aí.

TV Tudo

Mau tempo

As chuvas desses últimos dias em Paraty atrapalharam um pouco as gravações do reality show “Ilha Record”, mas sem que isso signifique qualquer atraso na ordem dos trabalhos.

A previsão indica uma pequena melhora a partir desta quarta-feira.

Vale a pena

Hoje, 17h, será disponibilizado mais um “Programa de Todos os Programas” no R7, com apresentação de Dani Bavoso e este que vos fala.

Vale a pena. Tem uma entrevista com Carlos Alberto de Nóbrega e uma novidade das mais interessantes, em se tratando de novelas. Liga lá.

Buraco

Um dos acontecimentos mais importantes deste começo de semana foi o afastamento de Carlos Caboclo da presidência da CBF.

A CNN Brasil deu pouco destaque ao caso. Só informações dos repórteres. Não tem especialistas na área.

Escala

Considerada uma das grandes contratações dos últimos tempos, Glória Vanique ainda não tem um espaço fixo na grade diária da CNN Brasil.

Por enquanto, está apresentando o “Jornal da CNN”, edição de sábado. Cobrindo folga.

Vai fazer

A Disney ainda não confirma oficialmente a transmissão da Copa América que começa domingo.

Mas está tudo preparado para isso, inclusive com divisão de jogos entre os canais ESPN e Fox Sports. É só uma demora no contrato.

Busca

Depois de desistir do italiano, por não concordar com os valores cobrados, a direção de esportes da Band está tentando fechar um outro campeonato de futebol.

O problema é que as opções são bem poucas.

Redobrando cuidados

Com gravações encerradas nas praias de Beberibe, no Ceará, a Globo vai fazer de tudo para evitar vazamento das informações de “No Limite”.

Isso porque, no ar, o programa vai até 20 de julho. Na parte que toca os diretamente envolvidos, há o compromisso da confidencialidade. 

Próximas escolhas

Sobre a série do Clodovil que a Formata vai produzir, seguem a todo vapor as providências em torno.

Além da definição de Silvero Pereira, já existe todo um trabalho para a definição do restante do elenco. Atores, por exemplo, para viver os papéis de Dener Pamplona e Hebe Camargo, também com grande importância.

Personagem chilena

Mexicana radicada no Brasil, Giselle Itiê falará um espanhol chileno em sua participação especial (voz em off) na peça “23 de Setembro”, texto de Diego Forte, encenação e atuação de Marco Bravo. A atriz fez o processo a distância: gravou os áudios no celular e enviou a Bravo, que dirigiu remotamente.

O monólogo terá transmissão de graça pelo canal de YouTube do Espaço Cultural Brica Braque nos próximos dias 19 e 20.

Série do SS

Ainda sobre Gisele Itiê, ela começou a gravar em São Paulo participação em uma série sobre a vida do empresário Silvio Santos, sob encomenda para a Star (ex-Fox) Channel.

Por enquanto, segredo sobre a personagem, mas já se sabe que não será uma das filhas do animador. Produção da Gullane Filmes.

Bate – Rebate

·       Netflix marcou para dia 11 a estreia da segunda temporada de “Lupin”, com Omar Sy.

·       A partir desta quinta-feira o SBT começa a distribuir as suas equipes para as sedes da Copa América…

·       … A ideia, dentro das possibilidades, é fazer uma grande cobertura.

·       O Canal Brasil estreia no dia 25, às 21h30, a série “Colônia”, de André Ristum, em 10 episódios…

·       … Trabalho baseado no livro Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, a partir de depoimentos de pacientes do Hospital Colônia de Barbacena…

·       … No elenco: Fernanda Marques, Andréia Horta, Augusto Madeira, Naruna Costa, Bukassa Kabengele, Rafaela Mandelli, Eduardo Moscovis, entre outros.

·       A próxima temporada do “MasterChef” na Band terá um total de 24 episódios, exibidos nas noites de terça-feira…

·       … O programa, já em gravações, retoma o formato tradicional, com vencedor definido somente no último episódio…

·       … Helena Rizzo, conforme anunciado, é a nova jurada do reality gastronômico. 

·       Robert Feith, que durante muito tempo trabalhou no jornalismo da Globo, será um dos participantes do “Manhattan Connection, nesta quarta, 22h, na Cultura.

C´est termina

A Le Cordon Bleu, a mais tradicional escola de gastronomia do mundo, parceira da Bandeirantes no “MasterChef”, terá um horário no “Sabor & Arte”, novo canal do Grupo na TV paga.

O programa entrará de segunda a sexta, às 21h, com 30 minutos de duração. 

*Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!