“Sobre a recente automação do Estacionamento Regulamentado de Castro”

“Sobre a recente automação do Estacionamento Regulamentado de Castro”

A automação do ESTAR é algo que há muito tempo já era pleiteada pela população castrense. No modelo anterior, em dias de chuva era um verdadeiro caos, pois o serviço era interrompido. Isso acontecia quando justamente mais se precisava dele, ou seja, de circulação de veículos nas vagas. Quando chovia, elas, as vagas, simplesmente não existiam, pois todos sabendo da interrupção do serviço, aproveitavam para deixar os veículos o dia todo no mesmo lugar, nas raras vagas disponíveis, ao aparecer dessa oportunidade…
Sendo nossa cidade abençoada por grande quantidade de precipitações de chuvas ao longo do ano, a reclamação de indisponibilidade de vagas de estacionamento no centro, pelos cidadãos, mesmo existindo o estacionamento regulamentado, era uma constante.
Voltando ao novo sistema de automação do estacionamento, é preciso reconhecer o avanço benéfico, e o mérito, de uma melhora significativa de disponibilidade de vagas aos usuários nas ruas mais demandadas. Já podemos sentir essa melhoria, e isso é muito importante.
Uma grande ampliação de ruas atendidas pelo novo ESTAR digital, tanto no centro, como de maneira inédita, na Vila Rio Branco, foram contempladas pelo serviço.
Observa-se, porém, que nessa ampliação realizada em algumas ruas periféricas do centro, foram feitas sem a necessidade real em favor do cidadão. Outras ruas, porém, com grande demanda para o serviço de ESTAR, como nos arredores da Prefeitura, continuam sem esse serviço.
Vou citar, como exemplo, como a ampliação do serviço, sem necessidade, em uma rua, pode trazer transtornos a outra: Na continuidade da rua General Câmara, entre as ruas Romário Martins e a Dom Pedro II, foi ampliado o serviço de ESTAR. Ocorre que nessa rua periférica do centro comercial, não existe uma única loja, ou prestador de serviço (excetuando a Igreja Luterana ao final da rua). O resultado é uma rua sempre vazia, sem automóveis estacionados. Trazendo apenas inconveniência para moradores naquela rua, ou mesmo comerciários, que sem uma real necessidade tem hoje que deixar seu veículo ainda mais distante do centro.
Ocorre que agora, os comerciários e usuários, que antes deixavam seus veículos naquela pacata rua da General Câmara, passaram a deixar seus carros no entorno da Funerária, na rua Dom Pedro II. Certamente isso trará maiores transtornos aos que precisarem acessar aquele serviço.
Como tudo que envolve muitas mudanças, no ESTAR digital de Castro haverá necessidade de algumas correções, e até mesmo revisão de perímetros, necessários ou não, o que será muito bem-vindo… Afinal, todo o serviço público deve visar um benefício a sociedade, atendendo assim o seu propósito. 

*Lino Lopes é joalheiro e empresário em Castro

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!