Vaca de Castro é premiada pela maior Produção Vitalícia da América Latina

Vaca de Castro é premiada pela maior Produção Vitalícia da América Latina

Luana Dias

É de Castro a vaca que foi reconhecida como a responsável pela Maior Produção Vitalícia da América Latina. O animal pertencia aos produtores castrenses Ronald e Henrieta Rabbers, da Fazenda Rhoelandt. O prêmio, edição 2021, foi entregue aos criadores na semana passada, pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

Rhoelandt 372 Leda era o nome do animal, da raça holandesa, que produziu mais de 190 mil quilos de leite ao longo de seus 17 anos de vida produtiva. Trata-se da maior produção histórica vitalícia do Brasil e de toda América Latina. O animal também chegou a marca de 6.252,68 quilos de gordura e 5.805,04 de proteína. Os dados são reconhecidos pelo Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O reconhecimento internacional veio depois de sua morte, ocorrida em abril deste ano, mas antes a vaca já tinha sido premiada, em dois anos consecutivos, por alcançar maior produção vitalícia de leite e maior produção de sólidos. Rhoelandt 372 Leda nasceu em janeiro de 2003, e seu último parto aconteceu em setembro de 2020.

O produtor Ronald Rabbers disse à reportagem do jornal Página Um News que foi muito gratificante receber esta premiação, e que está muito feliz. Segundo ele, é resultado de uma vida de muito trabalho e cuidado com as vacas. “E aí vem as lembranças dos ensinamentos e orientações que recebi do meu pai, e que posso compartilhar com meus filhos, para dar sequência ao nosso criatório. Acho que não temos dimensão desta premiação e conquista. Mas, sempre lembrando que a vaca é muito honesta, se damos o devido cuidado e atenção, ela nos devolve em dobro”, finalizou Rabbers.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!