Usina de produção de biometano é inaugurada nesta sexta-feira em Carambeí

0 8

Da Assessoria

Com o apoio do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), através do programa RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense mais um sistema de geração de combustível através do biogás/biometano entrará em operação. A inauguração será nesta sexta-feira (8), em Carambeí e conta com a participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara.

Com investimento superior a R$ 1 milhão será implantado sistema de filtragem do biogás e produção de biometano para abastecimento da frota de caminhões de uma empresa de transportes local com atuação nacional. O produtor Eduardo Dykstra já produzia biogás para geração de energia elétrica com os dejetos de 6500 suínos em sistema de terminação. O projeto adequou a produção de biogás e promoveu a filtragem para biometano, dando mais uma opção econômica ao produtor rural com a venda do biometano.

O projeto prevê a produção de até 60 metros cúbicos de biometano por hora, suficiente para abastecer, inicialmente, quatro caminhões que atuam na rota São Paulo – Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador do RenovaPR, Herlon Goelzer de Almeida, o abastecimento em Carambeí no Paraná é o início de um processo que deve avançar. “Para garantir o abastecimento com biometano da frota, a empresa transportadora deve investir em pontos de abastecimento de biometano também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, afirma.

Sustentabilidade 

O biometano é o resultado da filtragem do biogás com a obtenção de metano em alta concentração – mais de 93% – que pela legislação brasileira na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) adquire a equivalência ao GNV (Gás Natural Veicular) que é fóssil. Porém o biometano, por ser de origem de decomposição de materiais orgânicos, é considerado uma energia renovável. A sustentabilidade dos processos logísticos é um caminho que os operadores logísticos buscam no país e no mundo para poderem ter conformidade com as políticas de reduções de emissões e suas estratégias ESG.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!