Com produção de mandioca em destaque no País, Rondon recebeu Encontro Regional de Produtores

Com produção de mandioca em destaque no País, Rondon recebeu Encontro Regional de Produtores

Da Assessoria

Produtores de mandioca de diversas regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Paraguai participaram do Primeiro Encontro Regional de Mandiocultores de Rondon. Na oportunidade também foi realizado o Segundo Dia de Campo da Fazenda Rosimara. O evento deve fazer parte do calendário de atividades do setor da mandiocultura na região Sul do País.

O dia de campo realizado teve uma parte teórica com palestras técnicas sobre o manejo integrado de praga e doenças, a microbiologia do solo, fatores biofísicos que impactam a produtividade, seguros agrícolas e prorrogação de débitos rurais, além do manejo da cultura da mandioca. Os visitantes também tiveram a oportunidade de acompanhar práticas de mecanização voltadas para a mandiocultura, como o uso de implementos no plantio direto de mandioca, aplicações via sulco de plantio e pulverizações com a utilização de drones.

O Dia de Campo foi realizado na Fazenda Rosimara, sendo idealizada pelo mandiocultor Nelson de Paula. A atividade contou com o apoio do IDR-Paraná, prefeitura de Rondon e Sindicato Rural do município. Para José Aridiano, do IDR-Paraná, essa é uma oportunidade para que os técnicos possam difundir tecnologias e inovações no segmento da mandiocultura. “É uma troca de experiência entre produtores de diferentes estados e regiões”, afirma.

Segundo Aleandro de Souza, secretário municipal de Agricultura, o encontro colabora para a capacitação e valorização da cultura não apenas em Rondon, mas em toda região Noroeste. “O município de Rondon é destaque na região por sua diversificação da produção agrícola e pecuária”, pondera. Ele ressaltou que a mandioca está entre os principais produtos agrícolas do município e abastece diversas fecularias e farinheiras, colaborando para a geração de emprego e renda na região.

A mandioca está entre as dez principais culturas agrícolas do Brasil, sendo a sétima cultura em valor bruto de produção (VBP), gerando R$ 12,7 bilhões. Em 2021 a produção foi de 18 milhões de toneladas, em uma área superior a 1,2 milhões de hectares, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que o setor gere 1 milhão de empregos diretos em todo o País.

O Paraná atualmente é o segundo maior produtor nacional de mandioca, ficando atrás apenas do estado do Pará. A produção de mandioca pode ser direcionada tanto para a indústria (fecularias e farinheiras) como para a mesa, que representam, respectivamente, 76% e 24% do VBP com a cultura no Paraná (Seab/Deral).

A região Noroeste é o principal polo de produção de mandioca no Estado e onde encontram-se os municípios com a maior produção voltada para a indústria. Já o segmento da produção de mandioca de mesa é dominado pelas pequenas propriedades e podem ser encontradas em outras regiões, próximas de grandes centros urbanos.

Foto: IDR-PR

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!