300 crianças realizam atividades e coroam o Programa de Cooperativas Mirins e Escolares

300 crianças realizam atividades e coroam o Programa de Cooperativas Mirins e Escolares

Da Assessoria

Carambeí – O Pavilhão de Exposições Frísia, em Carambeí, abrigou uma série de atividades do Programa de Cooperativas Mirins e Escolares, uma ação organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Sistema Ocepar. O evento,  que teve a Frísia como a cooperativa anfitriã, foi baseado em quatro pilares e preparou os estudantes para a aplicação dos preceitos do cooperativismo.

Os pilares trabalhados envolvem educação financeira, empreendedorismo, educação ambiental e cooperativismo, que estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com uma aprendizagem baseada em projetos que propõem o protagonismo da comunidade escolar. O evento “Acampamento Cooperativo” reuniu estudantes apoiados pelas cooperativas agroindustriais Frísia, Castrolanda, Agrária; as cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi; e a cooperativa de educação Coopermundi.

São estudantes, em sua grande maioria, do quinto ao nono ano de diversos municípios do Paraná que acamparam entre as 18 horas do dia 4 e as 13 horas do dia 5, realizando uma série de atividades com a condução do grupo artístico e teatral “Sou Arte”. Para a ação, foram alugados colchões e providenciada alimentação, produzida na completa estrutura do Pavilhão da Frísia, localizado anexo ao Parque Histórico de Carambeí.

“Cada cooperativa escolar que está presente tem um objeto de aprendizagem, que seria a produção de um produto, realizando todo o cálculo de custo, a margem, a rentabilidade e a pesquisa de mercado. As cooperativas têm presidentes e corpo diretivo para eles operarem”, explica Luciano Tonon (imagem abaixo, agasalho azul à esquerda), coordenador de Eventos e Cooperativismo da Frísia. “É um dos programas mais estratégicos que a Frísia tem atualmente com a comunidade”, reforça.

Todos os preceitos cooperativistas, com destaque para o sétimo princípio – Interesse na Comunidade – são apresentados no projeto. Desde 2021, a Frísia apoia a Cooperativa Escolar da Escola Evangélica de Carambeí (EECOOPER), que integrou a ação no pavilhão com 40 estudantes. O Sescoop subsidia as cooperativas madrinhas com instrutores para capacitarem os estudantes a realizarem as atividades ao longo do ano no período do contraturno. “É um projeto superdemocrático, pois os alunos escolhem qual o objeto de aprendizagem, pelo sonho deles, pelo que eles acharem viável”, destaca Tonon.

“É muito gratificante ver esses jovens unidos dessa forma, com esse espírito cooperativista, com esse espírito empreendedor, com ânimo. Isso é muito bonito, não tem preço!”, conta Geraldo Slob (imagem abaixo, camisa branca ao centro), vice-presidente da Frísia. 

Para o superintendente do Sescoop, Leonardo Boesche (imagem abaixo, agasalho preto à direita), o Programa de Cooperativas Mirins e Escolares é um grande legado para a sociedade. “São os jovens que estão exercitando essa prática tão importante, para continuar o nosso cooperativismo. É a garantia que nós teremos lideranças em um futuro muito próximo e que poderão dar continuidade a esse legado maravilhoso que nossos pioneiros nos deixaram”, afirma.

O programa coloca os estudantes como protagonistas, levando o cooperativismo para a sociedade, voltado para o futuro, quando se tornam cidadãos e profissionais preparados.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!