‘100 Mulheres Poderosas do Agro’: Duas castrenses integram Lista da Forbes

‘100 Mulheres Poderosas do Agro’: Duas castrenses integram Lista da Forbes

*Luana Dias

O município de Castro está representado por duas mulheres na Lista Forbes das ‘100 Mulheres Poderosas do Agro’. A suinocultora Ana Carla de Oliveira Bueno e a coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Cooperativa Castrolanda, Debora Noordegraaf, são as mulheres que se destacaram no agronegócio local, e segundo a própria Forbes, estão na lista de mulheres que representam o movimento de mudança no campo.

Os nomes das cem mulheres que fazem parte desse elenco foram divulgados na última sexta-feira (15), mesma data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Rural, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995. O objetivo é elevar a consciência mundial sobre a importância da figura feminina como protagonista nas mudanças econômicas, sociais, ambientais e políticas.

De acordo com a Forbes, a seleção dos nomes das protagonistas também visa homenagear demais mulheres que atuam nos diferentes setores do agronegócio.

Sobre as castrenses

Ana Carla de Oliveira Bueno tem 37 anos, é suinocultora e responsável pela criação de um dos primeiros grupos formados apenas por mulheres da Suinocultura. Ana desenvolveu o grupo, no Whatsapp, como ferramenta de apoio para a troca de experiências sobre maternidade, creche e terminação de leitões. Hoje 135 integrantes, de estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Goiás fazem parte do movimento, que também já ganhou braço em outras redes sociais, através das quais as empreendedoras e profissionais propagam conhecimento e debates.

Já Debora Noordegraaf é cooperada da Castrolanda e coordenadora da Comissão de Mulheres Cooperativistas. O grupo realiza, há 12 anos, palestras, cursos e diversas ações para trazer cada vez mais mulheres para a Cooperativa e para fomentar o protagonismo feminino nas propriedades rurais. Recentemente, a Comissão foi reconhecida como referência nacional para o Sistema OCB. Sete mulheres que fazem parte desta Comissão também integram o time que estruturou o Planejamento Estratégico Horizontal 2019-2024 da Cooperativa Castrolanda.

*Com Assessorias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!