Emerson Teixeira
Carambeí – Com o objetivo de reforçar a segurança no município, estão sendo instaladas 36 novas câmeras em pontos estratégicos da cidade. A proposta da Prefeitura de Carambeí é oferecer um sistema de monitoramento eletrônico e moderno, que possa ser utilizado pela Polícia Militar e Civil, além do Departamento de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil (Detransede).
O monitoramento das imagens poderá ser realizado através de seis monitores instalados no Detransede, Gabinete da Prefeitura, Delegacia da Polícia Civil e Destacamento da Polícia Militar. O destaque do sistema novo instalado pela Prefeitura é a qualidade das imagens captadas pelas câmeras, que são de alta resolução e contam com tecnologia que permite identificar placas de veículos e identificação facial, Speed Dome, para cobrir altas distancias, e inteligência artificial.
Os pontos de instalação das câmeras e os equipamentos utilizados são resultado de um estudo feito por uma comissão formada pelo Detransede e pela Polícia Militar e deve funcionar como uma barreira digital e, dessa forma, cobrir todos os pontos de entrada e saída da cidade e auxiliar as forças de segurança pública no combate e prevenção a criminalidade. O acesso as imagens serão permitidas somente as autoridades policiais, para a população só mediante autorização policial ou judicial.
A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, destaca que é a contribuição do município com a área de segurança pública, que apesar de ser dever do Estado, a prefeitura desenvolve esse auxílio e contribui naquilo que ela consegue para garantir a melhora na sensação de segurança da população. “A instalação das câmeras é um projeto em parceria com as forças de segurança pública, policias civil e militar, por meio do Governo do Estado e também com o Conselho de Segurança [Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg)]”, enfatiza.
Locação
Os equipamentos utilizados são locados e o investimento gira em torno de R$ 188 mil no contrato de locação, com atualização e manutenção dos equipamentos. O diretor do departamento de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil, Ademir Cordeiro, destaca que foi realizado estudo que respaldou a decisão pela locação dos equipamentos. “As câmeras depreciam muito rápido devido a tecnologia, quando você fala antigamente na questão tecnológica, estamos falando de sete, oito meses, se você compra uma câmera ela fica defasada, obsoleta, você não tem o que fazer com ela. Daqui alguns meses vem um novo modelo, atualizado. No caso de locação, nós levamos vantagem, afinal temos pontos de câmera de monitoramento, e o modelo da câmera será sempre top de linha, cada vez que sair um modelo novo, a própria empresa vai nos avisar e repassar as características, se a resolução é melhor, chega mais próximo, que atinge um nível melhor, eles vão sugerindo e vamos substituindo e, dessa forma, estaremos com o sistema sempre atualizado”, explica.