Tradicional almoço marca Dia da Padroeira de Carambeí
Vinicius Machado Especial Página Um News*
Carambeí– Dia 8 de dezembro marca a celebração e festa da padroeira de Carambeí, Imaculada Conceição, com grande programação festiva na única paróquia católica da cidade, localizada na região central de Carambeí.
Os eventos iniciam às 10 horas com Missa Solene e celebração da Primeira Eucaristia, e na sequência, ao meio-dia, ‘Almoço da Padroeira’ no salão da Paróquia.
Além das celebrações do dia 8, novenas também foram realizadas pela igreja. As orações acontecem desde o dia 29 de novembro e seguem até o dia 7, sempre às 19 horas.
Cavalgada
No domingo (11) está prevista a 2ª Cavalgada da Emancipação, que terá saída e chegada no Loteamento Imigrantes. No local o Padre Élcio, pároco da Matriz de Carambeí, abençoará a todos.
Matriz
A história de uma das primeiras igrejas católicas instaladas em Carambeí inicia-se em meados dos anos 60. A primeira reunião entre os moradores do ainda distrito de Carambeí aconteceu no dia 25 de fevereiro de 1965, quando trataram de construir a igreja.
Em 1973 a igreja foi finalmente erguida, conforme a planta enviada pelo bispo diocesano à época, do Geraldo Pellanda.
Toda a obra foi feita por membros da igreja, que colaboraram como pedreiros, serventes ou na organização de eventos durante os anos de construção.
O primeiro padre e pároco da igreja foi Theodorus Koop, holândes designado pelo bispo, após pedido da comunidade holandesa carambiense, para ter um padre de origem holandesa.
A inauguração da igreja aconteceu através do bispo Dom Geraldo Pellanda, às 10 horas do dia 4 de janeiro de 1976, com missa solene e benção do local.
*Com Sandro A. Carrilho