Cooperativa Castrolanda é homenageada

Cooperativa Castrolanda é homenageada

Da Assessoria

“De pessoas para pessoas: a história da Cooperativa Castrolanda”. Esse é o nome da nova exposição temporária do Centro Cultural Castrolanda inaugurada neste final de semana. O objetivo é homenagear os 69 anos da instituição cooperativista e resgatar os principais momentos da consolidação e construção da Cooperativa e o seu envolvimento na comunidade.

A historiadora do CCC, Samara Hevelize Lima, explica que a organização da exposição começou no mês de setembro em uma parceria entre os setores de acervos, exposições e educativo (pedagógico) do Centro Cultural. “Como não havia previsão de reabertura do museu em virtude da pandemia, nossa meta era deixar tudo organizado para o final de novembro, mesmo que a inauguração fosse prorrogada para outra data”.

Ao longo dos meses, foram desenvolvidos os painéis que compõem a exposição. Além deles, a pedagoga, Letícia Pacheco Wendler, também coordenou a montagem de maquetes que mostram a evolução dos prédios da Cooperativa Castrolanda. “Exigiu bastante trabalho que só foi possível graças ao apoio de minha irmã, Larissa Pacheco Wendler, que é engenheira, e da parceria com a colaboradora Karen Leal e com os estagiários Alessandra Schmidt, André Kugler, Larissa Mainardes, Patrícia Rodrigues e Thalia Brandt”, diz Letícia.

Para o gerente do Centro Cultural, Rafael Rabbers, é um prazer para o CCC poder homenagear a Cooperativa, que é um dos pilares da Colônia Castrolanda. “A nossa comunidade se organizou com base em três pilares: a fé pela religiosidade, a educação pela escola e a economia pela cooperativa. Então, contar a história dela é também contar um pouco da história e do desenvolvimento da própria colônia”, explica.

A exposição está aberta para visitações de sexta a domingo, das 13 às 18 horas, sendo que a partir do dia 22 de dezembro, o espaço funcionará de terça a domingo, exceto no dia 25 de dezembro e 1º de janeiro. O ingresso custa R$ 15 a inteira e R$ 7,50 a meia, e dá acesso ao Museu Histórico de Castrolanda e ao Memorial da Imigração Holandesa Moinho.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!