Turismo, a menina dos olhos

Turismo, a menina dos olhos

Cleucimara Santiago

Em entrevista ao Página Um News, a prefeita eleita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, falou dos projetos para a nova gestão, e antes mesmo de tomar posse já anunciou calçamento em estradas rurais que dão acesso ao Alagados e Buraco do Padre.

Turismo é a menina dos olhos da prefeita eleita, como ela mesmo define, em bate-papo com a reportagem. Elizabeth falou dos sonhos e planos para a cidade, escolhendo como cenário o Lago de Olarias, novo cartão postal da cidade. “As pessoas vêm aqui, neste espaço, e tem qualidade na sua vida. Eu quero e tenho percebido que este espaço é de convívio entre as famílias. As pessoas se reúnem aqui, vem aqui para ter felicidade que é o maior objetivo de qualquer ser humano, que é a busca da felicidade, a busca da qualidade de vida (…), olha, eu estou vendo aqui uma criança com cachorrinho, o pai com o cachorro, estão passeando no Lago de Olarias, e isso é o que importa. E o que era isso aqui antes?”, fala Elizabeth enquanto contempla sorridente as famílias passeando.

Ela afirma que seu governo será de mudança e que a mudança vai continuar acontecendo, “não é só continuidade, é mudança. Nós estamos aqui no Lago de Olarias, que é a mudança da nossa cidade e essa mudança que a gente pretende continuar. Eu tenho 4 anos da gestão e vou começar o meu mandato cumprindo as metas”.

Na quarta-feira (2) saiu em Diário Oficial do Estado a liberação de trinta milhões para asfaltar mais alguns quilômetros em Ponta Grossa. “Eu vou atrás do governador e eu vou bater de porta em porta, em todos os deputados estaduais e federais”. A prefeita eleita conta, ainda, que vai fazer um banco de projetos, “já temos projetos de ligações interbairros. Nós fizemos 350 km de asfalto e 18 ligações, eu já tenho meia-dúzia de projetos prontos para ir atrás de recurso, executar. Então isso é sensacional, vou começar janeiro com o projeto novo de asfalto, que foi a prioridade das pessoas em consulta pública realizada”, descreve animada.

Aos olhos de Elizabeth, apaixonada pela cultura e turismo, as duas áreas precisam andar juntas, de mãos dadas e ua não existe sem o outra. “Nós temos as maiores e mais belas riquezas naturais do sul do país na minha opinião. A nossa escarpa devoniana é o degrau do mundo, e aqui nós temos belezas extraordinárias. Nós temos a taça de Vila Velha e que nos leva sempre a vitória. Eu tenho vontade de pegar a taça na minha mão assim e dizer: olha, está aqui, é nossa. O Parque Estadual de Vila Velha é o único atrativo turístico público e está numa concessão nova, que realmente está dando um passo enorme para aquilo que eu sempre sonhei, que é fazer com que o turismo seja uma indústria do turismo, que a gente deixe de ser potencial e se transforme em realidade mesmo. Muitos produtos turísticos novos já estão sendo oferecidos, novos diferentes no parque de Vila Velha”.

A prefeita que pretende valorizar e incentivar o turismo com o ISS verde; sinalização turística adequada e todo o suporte básico para o turismo, diz que a tarefa agora é incrementar, motivar, estimular o desenvolvimento turístico da cidade e as pessoas, principalmente de Itaiococa, onde estão os maiores atrativos da cidade.

Ela conta que para desenvolver a região turística, é preciso incentivar a abertura de cafés, restaurantes, pousadas na região de Itaiacoca e para isso a prefeitura dará incentivos fiscais para os empreendimentos com manutenção adequada das áreas verdes, com normas de civismo e urbanidade, que vão assegurar também um visual muito agradável e receptivo. “A nossa ciclovia, a gente já está com ela em andamento, e isso já é para dar um estímulo ao novo produto que ao cicloturismo, que é um passeio de bicicleta, não é alto rendimento, é passeio de bicicleta que vai acontecer na estrada que vai para Itaiococa”.

Segundo Elizabeth, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, também é um grande incentivador do turismo, e as estradas rurais de Ponta Grossa que ligam ao Buraco do Padre e a estrada para o Alagado irão receber pavimentação poliédrica com pedras irregulares, que é importante para o destino turístico e também para escoamento da safra e para os produtores da região.

Muitos outros assuntos e projetos foram comentados, e Elizabeth finalizou fazendo seu agradecimento. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que confiaram em nós, que acreditaram, que votaram, que atenderam ao chamamento do exército do bem, do Capitão Saulo junto comigo, e enfatizar que estávamos na questão política, unidos, o governador Ratinho Junior, o vice-governador de Estado, Darci Piana; o deputado e secretários estadual de Infraestrutura Sandro Alex e o Marcelo Rangel. Quatro pessoas e eu, e nós vencemos contra tudo e todos”.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!