Luana Dias
A prefeitura de Castro prorrogou o decreto que estava vigente até nesta sexta-feira (18), estendendo sua validade até as cinco horas do dia 2 de julho. O documento contém as medidas de enfrentamento a pandemia, mantendo, por exemplo, a proibição de abertura dos estabelecimentos comerciais considerados não essenciais aos domingos. De acordo com o decreto, o toque de recolher no município é 22 às 5 horas, diariamente.
O decreto prevê ainda que todas as atividades em funcionamento, sejam públicas ou privadas, devem atender à determinações sanitárias, como a não realização de promoções, festivais ou sorteios que possam causar aglomeração ou aumento da procura de produtos e/ou serviços, e horário de funcionamento das atividades comerciais de rua e de prestação de serviços das 8 às 19 horas, de segunda a sábado.
As atividades religiosas podem permanecer presenciais, inclusive aos domingos, desde que observadas condições de restrição de público, intervalo entre fileiras de bancos ou cadeiras, e intervalo de 1,5 metro entre as pessoas. Também está autorizada a continuidade das aulas presenciais em escolas públicas e privadas, e entidades conveniadas com o Município.
Continua proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 22 às 5 horas, diariamente.
Foto: Matheus de Lara