Com objetivo de aprimorar o atendimento, UPA de Castro reformula Núcleo de Segurança do Paciente

Profissionais de saúde passaram por extensa capacitação sobre o tema

Da Assessoria

Castro – A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria de Saúde, está reformulando o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A iniciativa visa fortalecer a qualidade da assistência e ampliar a segurança dos usuários durante o atendimento na unidade.

O Núcleo de Segurança do Paciente é uma equipe multiprofissional criada nos serviços de saúde para promover ações voltadas a prevenção de riscos e a redução de danos aos pacientes durante a assistência. Entre suas atribuições, estão a identificação e análise de riscos, a prevenção de incidentes, a investigação de eventos adversos e o acompanhamento de medidas para melhorar o atendimento aos pacientes.

O NSP também atua no aprimoramento do trabalho dos profissionais, no monitoramento de indicadores e na adoção de protocolos e práticas que contribuam para a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos serviços de saúde.

Como parte do processo de reestruturação, equipes da Secretaria de Saúde e da UPA participaram de uma extensa capacitação sobre Segurança do Paciente. Realizada em parceria com o Senac, a ação foi conduzida pela instrutora Mariana Reis e abordou diversos aspectos relacionados ao assunto.

No início de agosto, cerca de 40 servidores da UPA – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, profissionais de limpeza, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, administrativos, assistente social e técnicos de radiologia – também passaram por uma capacitação sobre NSP.

De acordo com o secretário de Saúde, Matilvani Moreira, o fortalecimento do Núcleo representa um avanço importante para a UPA. “A reformulação do NSP é fundamental para a prevenção de erros, para a padronização de processos e, principalmente, para a promoção de um atendimento mais humanizado para a população”, destaca.

Após a conclusão da reformulação da NSP na UPA, a Secretaria de Saúde irá ampliar o projeto para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Castro.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.