Da Assessoria
Quatro cavalos foram apreendidos nesta quarta-feira (28) por veterinários da Vigilância Sanitária de Castro. Os animais, que circulavam pelas ruas do município há dias, foram recolhidos nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ficarão abrigados em espaço com disponibilidade de água e de alimento.
Os equinos podem ser recolhidos pelos proprietários no período de três dias, sob pagamento de multa, de R$ 654,40 por animal – equivalente a 10 Unidades Fiscais do Município (UFM), e taxa de manutenção. Depois desse prazo os animais podem ser doados pelo município. A informação deve, inclusive, constar no Diário Oficial Eletrônico de sexta-feira (30).
Conforme explica o veterinário superintendente da Vigilância Sanitária, Ramon de Mello, a permanência dos animais em vias e espaços públicos é extremamente perigosa e a criação de animais de grande porte em área urbana não é permitida no município. “Esses cavalos representam risco à saúde pública e podem causar acidentes nas ruas, além de ser proibida a criação em áreas urbanas, conforme Código Sanitário do Estado e Código de Posturas do Município”, destaca.