Matheus de Lara
Henrique Loures (conhecido como Pastori), de 20 anos, foi morto em confronto com a Equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) da Polícia Militar de Castro, na tarde desta quarta-feira (1°). O episódio aconteceu na Rua Alziro Zarur. Ele é suspeito de cometer roubos na cidade nos últimos dias. Casos recentes ocorreram em uma mercearia na noite de segunda-feira (29 de novembro), e de um adolescente assaltado na hora do almoço de terça-feira (30).
Antes do confronto, policiais realizavam patrulhamento pela região dos bairros Cantagalo e Padre Piva, quando visualizaram o rapaz conduzindo uma bicicleta nas proximidades do mercado São Mateus, com características do autor de roubo a mercearia.
Com exclusividade, o comandante Cassiano Pereira Stanczyk, disse para a reportagem que Henrique inicialmente, tentou esconder o rosto ao se aproximar da equipe. “Foi dada ordem de parada ao indivíduo, mas não foi obedecida. O autor passou a conduzir mais rápido a bicicleta, na iminência de fugir dos policiais, entrando em uma região de mata. Em seguida, a equipe continuou com as diligências e do outro lado do matagal, foi possível ver o rapaz invadindo uma casa”.
Cassiano conta que os policiais desembarcaram rapidamente e foi dado outra tentativa de abordagem. “O suspeito apontou uma arma de fogo em direção à equipe, e foi necessário o uso de força letal para repelir a agressão”, disse o comandante. Henrique foi morto dentro da residência.
Siate foi acionado, mas o rapaz se encontrava em óbito. O local recebeu isolamento até a chegada do Instituto Médico Legal (IML), de Ponta Grossa.
Foto: Divulgação / Polícia Militar