Polícia Federal cumpre mandados de buscas em Ponta Grossa, após investigação apontar comércio ilegal

Polícia Federal cumpre mandados de buscas em Ponta Grossa, após investigação apontar comércio ilegal

Da Assessoria

Ponta Grossa- A Polícia Federal (PR) deflagrou, nesta quinta-feira (25), em quatro estados, a Operação Vasum II, de repressão à importação ilegal de mercadorias estrangeiras, praticada com o cometimento dos crimes de descaminho e associação criminosa. Mandados também aconteceram na cidade de Ponta Grossa, segundo a PF.

A ação mobiliza 60 policiais federais para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nos estados do RS, PR, MG e SP, e a execução de medidas cautelares diversas da prisão e monitoramento eletrônico de três investigados. A decisão é da Justiça Federal de Santa Maria, que determinou, ainda, o arresto de 23 veículos que totalizam R$ 1,7 milhão em valor de mercado.

A investigação teve início em 2022, após a apreensão de bebidas estrangeiras na cidade de Curitiba. As mercadorias foram identificadas como provenientes de uma empresa de Santa Maria e, posteriormente, enviadas clandestinamente com o uso de documentos falsificados. Durante a investigação, foram registradas outras seis apreensões em diferentes cidades, todas ligadas ao mesmo grupo empresarial.

As mercadorias estrangeiras, principalmente de bebidas alcoólicas como whisky e outros tipos de destilados, ingressavam no Brasil através da fronteira com o Uruguai. O processo de entrada e venda dos produtos envolvia diversos núcleos operacionais, responsáveis pelas funções de fornecimento, troca de moeda, transporte, intermediação e aquisição. As bebidas, em sua maioria, eram comercializadas para distribuidores atacadistas dos estados de MG, PR e SP. Em menos de dois anos, o grupo movimentou mais de R$ 23 milhões.

Paralelamente à operação de hoje, foram conduzidos interrogatórios dos principais investigados, implementadas medidas cautelares diversas da prisão e realizada a constrição de bens para futuro ressarcimento ao erário.

A primeira fase da Operação Vasum foi deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2022

Mandados expedidos:

Santa Maria/RS – 3 MB, 3 CDP e 6 VA
Santana do Livramento/RS – 1 MB
Ponta Grossa/PR – 3 MB, 1 VA
Belo Horizonte/MG – 5 MB, 5 VA
Patos de Minas/MG – 1 MB
São Paulo/SP – 2 MB, 11 VA

MB: Mandado de busca
CDP: Cautelares diversas da prisão
VA: Veículos arrastados

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!