Polícia Civil emite mais de 3,8 mil Carteiras de Identidade pela 2ª Via Fácil

Polícia Civil emite mais de 3,8 mil Carteiras de Identidade pela 2ª Via Fácil

Agência Estadual de Notícias

A Polícia Civil Paraná (PCPR) emitiu 3.847 carteiras de identidade no sistema 2ª Via Fácil, que permite atualização remota da foto no Registro Geral (RG). O serviço começou a funcionar em 20 de outubro deste ano e o dado foi contabilizado até o dia 15 de dezembro.

O antigo sistema permitia apenas a reimpressão remota do documento, sem qualquer atualização de dados ou foto. Com a modernização, a ferramenta se torna inédita no país.

O Paraná é o primeiro e único estado a permitir que o cidadão solicite a 2ª via do RG online e envie uma foto da câmera do seu próprio celular ou computador. 

Para o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, o novo sistema da 2ª Via Fácil é um serviço que veio para ficar. “O serviço tem sido elogiado e copiado por outros estados do Brasil, além disso facilita o atendimento a milhares de paranaenses, dispensando-os de presença física em postos. Isso, por si só, economiza tempo, dinheiro e proporciona conforto à população”, ressaltou. 

Michelotto também comenta que a nova ferramenta desafoga postos e proporciona atendimento mais tranquilo aos cidadãos que, por alguma razão, ainda necessitam comparecer nas unidades que trabalham na confecção de RGs. 

“Estamos desenvolvendo junto com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná uma forma de atender pessoas que ainda não são abarcadas pela 2ª Via Fácil, como futuras alterações de nomes e demais dados cadastrais”, complementou. 

SOLICITAÇÃO – A solicitação pode ser feita pelo endereço www.policiacivil.pr.gov.br > SERVIÇOS DA PCPR > CARTEIRA DE IDENTIDADE > AGENDAMENTO > 2ª VIA FÁCIL.

As pessoas que confeccionaram a última carteira de identidade a partir de 2012 e que tiverem pelo menos 16 anos de idade poderão fazer a atualização remota da fotografia. Para os usuários que possuem registro geral emitido antes de 2012, o sistema informará se será possível fazer a 2ª via fácil ou se precisará agendar.

A necessidade de ir até o posto continuará para aqueles que não possuem os dados de foto e impressões digitais no sistema. A 2ª via fácil tem custo de R$ 36,72. Nos casos de perda e extravio, o cidadão deverá solicitar apenas a reimpressão do documento.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!