Polícia Civil do Paraná se manifesta e faz orientações após publicações ameaçadoras circularem nas redes sociais

Polícia Civil do Paraná se manifesta e faz orientações após publicações ameaçadoras circularem nas redes sociais

Da Redação

Ponta Grossa – Depois de uma semana de muita expectativa, principalmente com postagens circulando nas redes sociais, uma delas direcionada a Castro, fazendo alusão ao caso de Blumenau (SC), quando quatro crianças de uma creche foram assassinadas, inclusive instigando que haverá uma pessoa pronta para agir em 20 de abril, a Polícia Civil do Paraná manifestou-se através de publicação no Whatsapp.
A nota veiculada no grupo da 13ª SDP, na noite de terça-feira (11), orienta como se deve agir em casos de ameaça de massacres em escola. Na sequência, pede para que seja vista as orientações da Polícia Civil do Paraná, por meio do núcleo de combate aos cibercrimes (NUCIBER), sobre as recentes ameaças de massacres escolares.

Ainda nesse texto de Whatsapp, a polícia adverte quanto ao “cuidado com o efeito contágio, pois ao compartilhar notícias de massacre ou de possível atentado, seja por texto, fotos, áudios, ou qualquer material, isso pode encorajar algum infrator à concretizar o ataque. A história nos mostra que esse é um meio de aumento de casos”.

Continuando a nota, a polícia pede calma e alerta que “a maioria dos casos são fake News criados pelos próprios alunos, ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas”.

O texto ainda orienta para que “os pais monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet, e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como quais as redes sociais eles usam e seus perfis utilizados”. Também recomenda “criar o hábito de sempre verificar o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola. O que estão carregando na mochila”. Pede que “conversem com seus filhos e expliquem o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, pois poderá ser responsabilizado por ato infracional caso anuncie de forma falsa que irá ocorrer algum massacre”.

Todas as denúncias referente ao Paraná, estão sendo investigadas. “Adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos pela PCPR e irão responder criminalmente por seus atos. Se a ameaça de ataque ou massacre for publicada na internet e se tratar de escola, colégio, hospitais e faculdade, situados em Curitiba, entre em contato com o NUCIBER. Se a instituição for na região metropolitana de Curitiba ou interior do Paraná, entre em contato com a delegacia local ou utilize disque-denúncia 181”.

A nota orienta para que “tire print da mensagem com a ameaça, de maneira que seja possível identificar o número do telefone ou o perfil da rede social do ameaçador, bem como demais dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça”.

*Com 13ª SDP

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!