PM deflagra Operação Vida em Castro e região

PM deflagra Operação Vida em Castro e região

*Matheus de Lara

Durante o final de semana o 1° Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa e das equipes policiais dos municípios de Castro e Jaguariaíva, deram cumprimento a Operação Vida. As ações se iniciaram na noite de sexta-feira (29) e foram realizadas até a madrugada de domingo (31), visando o combate a crimes dolosos contra a vida de forma estratégica e planejada, com execução de ações operacionais e atividades preventivas, e também repressão de crimes transversais, que favorecem o aumento de casos de homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A Operação Vida está vigente desde o dia 25 de janeiro a nível Estadual. O planejamento decorre do último relatório estatístico criminal produzido pela PM do Paraná, referente ao ano de 2020, o qual apontou aumento de 12% nos crimes de homicídio no Estado em relação ao ano de 2019. Ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo, e 34% dos homicídios registrados têm relação com o tráfico de drogas ou posse irregular de arma de fogo.

Com esta análise, constatou-se a transversalidade entre crimes, sendo o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de drogas, entre outras irregularidades. O foco da operação é a saturação nos municípios e bairros, a fim de oferecer maior sensação de segurança à população.

Resultado

Em dois dias foram alcançados os seguintes resultados. Em Ponta Grossa, 464 pessoas foram abordadas e 121 foram orientadas. Também foram vistoriados 264 locais entre estarem abertos ou fechados, 50 veículos abordados, duas pessoas presas por tráfico de drogas, um adolescente foi detido por roubo e três denúncias foram atendidas.

Em Castro a operação realizada na noite de sexta e sábado, resultou em 153 pessoas abordadas, quinze locais vistoriados além de 18 veículos que acabaram sendo parados. Já na cidade de Jaguariaíva, foram abordadas 56 pessoas, seis locais vistoriados e 20 veículos abordados.

*Com Assessoria

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!