Emerson Teixeira
Especial P1 News
Carambeí – A rotina do motorista carreteiro é enfrentar um dia inteiro na boleia do caminhão e na maioria dos casos entra noite adentro viajando e quando a canseira vence, procura um local que considera seguro para pernoitar e descansar, e no dia seguinte seguir viagem.
Essa rotina foi interrompida para oito motoristas que passaram a noite no pátio do Posto Menegatti e na manhã desta quinta-feira (24) não puderam seguir viagem após terem peças de seus caminhões furtados. A polícia foi acionada pelos motoristas.
Em um áudio divulgado por um dos motoristas vítima do furto, ele lamenta o ocorrido e deixa o alerta. “Vou passar para vocês uma notícia triste, aqui ‘no’ Carambeí, Posto Menegatti, oito caminhões foram lesados essa noite, farol, arla, caixa do automático, servo da caixa de câmbio; tem oito caminhões aqui parado, e eu ‘to’ envolvido também. Levaram o servo da caixa de câmbio. Vou passar para vocês, para ficarem ligados”, relata o motorista.
Outro motorista que pediu para não se identificar alerta que “tem uma quadrilha aqui na região que estão roubando faróis, servo de embreagem e outras peças”, aponta.
Peças
Em uma consulta rápida a sites de vendas de peças para caminhões é possível entender porque o alvo dos bandidos são as peças dos caminhões. Um servo de embreagem, um dos itens furtados em Carambeí, chega a custar em torno de R$ 18,9 mil. Já o valor do par de farol compatível com os modelos dos caminhões que foram alvo dos ladrões chegam a custar R$ 5,3 mil. As peças furtadas abastecem o mercado negro.