*Matheus de Lara
Na tarde de quarta-feira (19), Polícia Civil de Castro prendeu comerciante de 65 anos, após receber denúncia encaminhada pela ouvidoria do estado, de comércio ilegal de gás e cigarros paraguaios. Equipe foi até a mercearia para averiguar a veracidade dos fatos e chegando ao local, nada ilícito foi detectado.
Durante buscas no interior do estabelecimento, foram encontradas carnes armazenadas em condições impróprias para consumo, mantidas sem refrigeração; cigarros de origem do Paraguai, 20 quilos de fiação de cobre, botijões de gás e pequenos explosivos.
Todo o material foi apreendido. O comerciante foi conduzido para a 43ª Delegacia Regional de Polícia e apresentado a autoridade policial de plantão para a deliberação sobre os fatos.
Segundo a polícia, o homem deve responder por crimes contra a relação de consumo (Lei 8.137/90), contra a ordem econômica (Lei 8.176/91), receptação qualificada (cart. 180, §1º, do Código Penal) e posse irregular de artefatos explosivos (art. 16, §1º, inc. III, da Lei 10,826/03).
Para a reportagem, a polícia disse que na hora da prisão somente o homem estava na mercearia. No local ele vendia cigarros e fios de cobre ele comprava. Sobre a questão se o proprietário vai responder em liberdade, ou quantos anos ele já praticava esse crime, a polícia não soube precisar.
*Com Polícia Civil