Castro teve fiscalizações no comércio

Castro teve fiscalizações no comércio

Matheus de Lara

Desde sábado (27 de fevereiro) que iniciou a vigência do decreto estadual 6.983/2021, para enfrentamento da Covid-19, equipes da polícia militar e guardas municipais estão fiscalizando estabelecimentos durante o tempo de medidas restritivas.

Em Castro, na quarta-feira (3), foram fiscalizados pela Polícia Militar o total de 13 estabelecimentos entre abordados, orientados e fechados, 110 pessoas e cinco veículos parados. De acordo com o boletim da Guarda Municipal, das 8 horas de terça-feira (2) à 8 horas de quinta-feira (4), foram atendidas 40 ligações de disk denúncias, 18 estabelecimentos fiscalizados, três atendimentos referentes a ocorrência de perturbação de sossego e trânsito, um atendimento durante a vacinação a Covi-19, para orientação ao trânsito.

Em entrevista à reportagem do Página Um News, o Capitão da 3° Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar de Castro, Aurélio de Santa Clara, disse que as operações estão sendo cumpridas em Castro, conforme decreto estadual. “Há uma grande fiscalização com policiais visitando estabelecimentos comerciais, sendo alguns indevidamente abertos e sendo orientados. Na maioria das fiscalizações a maior parte foi apenas orientações apenas. Ocorre que a partir de outros órgãos, algum tipo de intervenção com relação a multa”, esclarece Aurélio.

Paraná

Através de dados divulgados pela Secretária de Segurança do Estado do Paraná na quinta-feira, desde o início do decreto foram 105 interditados, 62 multados por irregularidades, 1.597 denúncias recebidas, 55 confirmadas, 313 ocorrências constatadas, 964 ações de dispersão de aglomerações, 264 prisões de adultos e 65 apreensões de adolescentes. Houve também 13 armas de fogo e 25 equipamentos apreendidos, e 106 veículos apreendidos e recuperados. Só na quarta-feira, 699 estabelecimentos foram fiscalizados, 55 interditados e 55 denúncias confirmadas.

Rotina na pandemia

Assim como os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate ao Coronavírus a equipe da segurança pública, como os policiais, guardas e bombeiros que exercem também atividades essenciais, para proteger, atender e garantir a segurança de todos em meio ao agravamento da pandemia.

Capitão Aurélio de Santa Clara explica, também, como está sendo o trabalho da equipe em meio a um a pandemia desacelerada. “Foi uma rotina nova com implantação de novos hábitos e cuidados ao contágio e transmissão do vírus, o que foram mudadas rotinas e escalas. Desde o início com distanciamento, o uso de máscara e álcool em gel, tudo que foi previsto e apontado pelas autoridades sanitárias, foram buscados para implementar uma melhor forma de prevenção entre os policiais”.
Sobre as abordagens e ocorrências, elas não foram interrompidas em nenhum momento. “Todas as nossas atividades continuaram com algumas alterações, mas nada que pudesse atrapalhar. Desde o início da pandemia preocupou-se o contágio de agentes policiais, com isso foi realizado algumas cautelas em relação as abordagens, e mesmo assim as prisões continuaram ocorrendo em flagrante delito, com uso de luvas e máscaras e álcool em gel, após o contato ou a intervenção junto a outras pessoas. As ocorrências tiveram um grande alta em meio a pandemia”, disse o capitão.

Aurélio deseja que a pandemia termine logo. “Com uma boa integração de todos os governos, de todos os órgãos eesperamos ter a melhor resposta no mais curto espaço de tempo, buscando está redução no número ou encerramento total desta pandemia que está levando exaustão as pessoas, da sociedade e também dos órgãos de segurança que não interromperam os trabalhos e continuam prestando serviços a sociedade”, finaliza.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!