Castro registra seis focos de incêndios em vegetação no final de semana

Castro registra seis focos de incêndios em vegetação no final de semana

Matheus de Lara

Desde o dia 1° de agosto até o domingo (22), foram registrados 23 focos de incêndios em Castro. A falta de chuvas está provocando o aumento de incêndios em vegetações, devido à estiagem. Somente nesse final de semana, Castro registrou dois focos no sábado (21) e quatro no domingo (22). Em conversa com o tenente do 2° GB de Castro, Paulo Ribeiro, os incêndios ambientais ocorrem devido as fortes geadas que fizeram com que a vegetação ficasse seca. “Com a estiagem prolongada, isso faz com que demore mais a vegetação a brotar novamente, fazendo com que a gente tenha um período maior também de queimadas. Então acredito que a gente vai até meados de setembro tendo diversos incêndios ambientais”.

De acordo com Ribeiro, em média são enviados de 2 a 3 bombeiros para combater as chamas, e quando é de maior gravidade são três. As ocorrências atendidas no domingo, foram duas registradas na tarde e duas a noite. Por volta das 14h45, equipe foi solicitado para atender incêndio em terreno baldio, na Rua Maria das Graças, Cantagalo. No local havia fogo rasteiro e em acúmulos de lixo e galhos de árvores cortados sem risco às residências próximas. Já às 15h05, na Rua Gustavo A. Augustat, vila dos Pacas, incêndio em vegetação acionou a equipe dos bombeiros após uma casa de madeira que estava próximo as chamas. Foi verificado que se tratava de fogo em mata cortada com bastante lixo em meio ao incêndio.

Já a noite foram registrados em intervalo de uma hora, mais dois focos de incêndios. Em torno das 22h45, na Rua Israel Wysoski, equipe combateu incêndio de grandes proporções que colocou em risco residências próximas. As chamas estavam encostando nas paredes e muros das casas. Às 23h50, outro imóvel de alvenaria estava em risco por incêndio na Rua Luan Carlos Alves.

No sábado de manhã e no período da noite, foram registrados dois incêndio. O primeiro atendimento ocorreu na Rua São Tomé, Vila Santa Cruz. Foi constatado fogo em vegetação rasteira em terreno baldio. Quase 12 horas depois, na Vila Rio Branco, equipe combateu incêndio também em mata rasteira, que estava próximo da rua no terreno do clube de campo.

Para o tenente, infelizmente o fogo é provocado pela intenção humana, “a maioria dos casos os incêndios são provocados intencionalmente. As pessoas acabam não medindo as consequências de um fogo fora de controle”, disse.

Chuva

De acordo com a previsão do Somar, a chuva deve voltar com intensidade nesta quinta-feira (26).

Foto: AEN

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!