Balanço do 1° BPM 2021: Uma tonelada de droga apreendida

Balanço do 1° BPM 2021: Uma tonelada de droga apreendida

Matheus de Lara

O 1° Batalhão de Polícia Militar divulgou o balanço das ocorrências atendidas ao longo de 2021. A reportagem do Página Um News teve acesso aos dados divulgados na rede social da Polícia Militar, extraídos de 1° de janeiro a 24 de dezembro de 2021. Os números são referentes as cidades que abrange o batalhão, sendo Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Arapoti e Sengés.

Conforme dados referentes ao ano de 2021, a perturbação de sossego foi a ocorrência que apresentou maior queda com 22,79%, seguido das ocorrências de roubo que caiu 22,33%. As apreensões de drogas, entre cocaína, crack e maconha, foram retiradas de circulação aproximadamente uma tonelada. Em questões de veículos recuperados, somaram 349; foram apreendidas 285 armas de fogo e também 2.623 foram presos ou apreendidos. Grande parte das ocorrências, ocorre com o apoio das equipes especializadas da Ronda Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e também com o Pelotão de Choque, que fazem parte da Polícia Militar.

Por outro lado, se destaca nas estatísticas apontadas no relatório, a apreensão de 11,5 quilos de maconha na Vila Santa Cruz, em Castro, ocorrida em dezembro de 2021. Após abordagem, foram localizados em uma residência 20 tabletes de entorpecente, além de um tablete de crack, totalizando 500 gramas e 0,5 gramas de cocaína.

Além dessas ocorrências, a reportagem conversou com o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Castro, Cassiano Pereira Stanczyk, que destacou que o município registrou confrontos ao longo do segundo semestre, no mês de outubro e dezembro, em decorrências de roubos. “Entre as ocorrências, se destaca roubos a caminhões nos quais uma quadrilha realizava a interceptação de carga na rodovia da região de Castro, como também nos demais municípios. Nessa situação, em outubro, a equipe Choque acabou confrontando com os indivíduos, que morreram no local. Devido a essa situação, as ocorrências dessa natureza diminuíram, onde não temos mais notícias de roubos a cargas recentes. Outra situação envolveu equipe da Rotam, onde um rapaz que praticava roubo a mercearias em Castro, também entrou em óbito ao confrontar com os policiais em uma tentativa de abordagem. Com isso, reduziram as ocorrências de roubo ao comércio castrense”.

Ao finalizar a reportagem, Cassiano disse que a 3ª Companhia conta com aproximadamente 100 policiais, para toda a área de Castro e região.

*Com rede social da PM

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!