Abatedouro clandestino é descoberto em sítio e proprietário preso

Abatedouro clandestino é descoberto em sítio e proprietário preso

Carcaças de animais foram encontradas, assim como uma novilha morta e sangue escorrendo em riacho

Da Redação

Após informações que em um sítio localizado na estrada do Tronco, no interior de Castro, havia um abatedouro clandestino, uma força tarefa formada por equipes da Guarda Municipal de Castro – viaturas 8, 9 e 12 -, Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal, Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental, se deslocaram na manhã de sexta-feira (10) até o local, e se depararam com todo tipo de crime ambiental. Foram encontradas várias carcaças de gado bovino, entre couros, ossadas, cabeças e vísceras. Próximo havia uma pequena câmara fria com caixas contendo órgãos bovinos, coração, fígados e etc.


Em uma garagem anexa a residência foi encontrado um freezer com aproximadamente 300 kg de carne bovina, acondicionadas de maneira irregular.


No galpão de abate, equipamentos de abate e beneficiamento, como serras elétricas, marreta, talha, ganchos e cordas. Uma vistoria aos arredores identificou vários couros e carcaças enterrados, aflorando ao solo, e em um córrego, mais carcaças e uma novilha jogada na água, com sangue escorrendo diretamente em riacho, causando grande contaminação. Dejetos de chiqueiro lançados ao solo em um córrego também foi constatado.

Considerando que no local estava o responsável, este foi encaminhado à 43ª Delegacia Regional de Polícia para lavratura do flagrante e posteriormente conduzido à carceragem da Cadeia Pública de Castro.

Sem condições

O local não possuía as mínimas condições de higiene para o exercício de abate e armazenamento de carnes. Um verdadeiro crime contra o meio ambiente e a saúde pública, definiu as autoridades sanitárias. Em situações como essa, todo o produto de origem animal é incinerado.

Foto: Stive Not´ícias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!