50 quilos de cobre são apreendidos na Operação Ferro Velho II

50 quilos de cobre são apreendidos na Operação Ferro Velho II

Matheus de Lara

A 3ª Delegacia Regional da Receita Estadual deflagrou na manhã de segunda-feira (13), a Operação Ferro Velho II, com objetivo de coibir a receptação de fios de cobre e metais metálicos furtados, em Castro, principalmente nos fins de semana. Operação teve apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretarias Municipais de Finanças, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e de funcionários da Diretoria de Segurança Pública Municipal.

Por meio da operação foram vistoriados oito estabelecimentos que comercializavam sucatas metálicas, realizados seis autos de infração e uma notificação para regularização de CAD/ICMS. A Guarda Municipal relatou que cinco desses locais foram notificados por falta de alvará. Ao todo foram recolhidos 50 quilos de cobre.

Segundo a delegada da Receita Estadual, Audrey Grubba, os locais que a equipe passou vistoriando foram o Ferro Velho do Pele (Vila Santo Antônio), Casa de Reciclável (Vila Santa Cruz), Ferro Velho e Recicláveis (Jardim Pandorf), Depósito da Recicastro (Jardim Alvorada), Ferro Velho e Reciclável da Recicastro (Jardim Araucária), Reciclável atrás do hospital, Ferro Velho e Reciclável do Batata (Vila Jeová) e Ferro Velho do Alex (Tronco).

Audrey afirmou que no próximo ano as operações serão realizadas a partir de janeiro, em toda a região dos Campos Gerais.

Em Novembro

Em 10 de novembro, uma operação conjunta entre policiais civil de Castro e Ponta Grossa e Guarda Municipal, fiscalizaram dez estabelecimentos de comércio de ferro-velho. O objetivo da ação era combater o comércio de fios de cobre (fiação telefônica). Em um estabelecimento no Jardim Arapongas, 15 quilos de fiação foram apreendidos e duas pessoas presas.

A ação se tornou corriqueira nas cidades pequenas. Exemplo disso, foi em 15 de novembro, quando vândalos furtaram a fiação da captação de água do Rio São Cristóvão, em Castro. Já na captação do Rio Iapó, no final do mês de agosto, foram registrados quatro furtos de cabos de energia da estação. Ao todo 80 metros acabaram sendo furtados, e 14 mil residências ficaram sem água.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!