Território e Cidades da região recebem premiação

Território e Cidades da região recebem premiação

Da assessoria

A melhoria do ambiente de negócios nos municípios do Estado do Paraná. O Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios realizado pelo Sebrae reuniu mais de 700 pessoas em Foz do Iguaçu nos dias 7 e 8 de novembro. “Temos um exército de lideranças trabalhando para melhorar os pequenos negócios”, destacou o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, que realizou a primeira palestra do evento. Além de muita informação, o evento contou com premiações para valorizar os trabalhos realizados por Municípios, Comitês e Salas do Empreendedor. 

Da região da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) foram 18 premiações para 13 Prefeituras, além do Comitê Territorial do Vale do Tibagi, que envolve nove municípios. “É com grande alegria e orgulho que, em nome do território, recebemos esse prêmio. É uma conquista de todos”, exultou a presidente do Comitê, Ericleia da Silva. Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, também comemorou a conquista. “Por meio dos Comitês Territoriais, e agora também do programa Campos Gerais Produtivo, estamos conseguindo o fortalecimento e desenvolvimento regional, não somente pelo Poder Público, mas com parcerias das empresas, academia e terceiro setor”, avalia. A região da Associação é formada pelos Comitês Territoriais ‘Vale o Tibagi’ e ‘Avança Campos Gerais’.

Premiado na categoria Ouro, o Comitê Territorial Vale do Tibagi recebeu 65,04 pontos no Índice de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Território (IDAN-T). Para a presidente, a premiação se deve aos seus integrantes e às parcerias firmadas. “Foi um ano  muito produtivo. As ações planejadas avançaram, e já estamos começando a colher os frutos desse trabalho”, aponta, destacando o comprometimento e seriedade que os membros do Comitê tem conduzido suas ações, além da forte parceria com o Sebrae e do engajamento e apoio de instituições públicas e privadas. 

O Comitê Territorial, que abrange os municípios de Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, comemora, no próximo dia 22, seu primeiro ano de atuação. “Ainda temos muito a fazer, mas estamos  otimistas para continuar a caminhada”, avalia Ericleia. “Além de muitas oportunidades, temos encontrado pessoas que creem em pessoas, entendem e partilham do mesmo propósito de que juntos podemos construir um futuro melhor”, dispara.

Sobre a importância dos territórios, o evento contou com a participação do cientista social e especialista em desenvolvimento, Jean-Edouard Tromme Molina, que apresentou o case de Medellin, na Colômbia. “Hoje Medelin está entre as melhores cidades do mundo. Ficou em 3º lugar em 2022”, contou, lembrando do histórico de violência lembrado pelo nome de Pablo Escobar. Conforme Tromme, após a compreensão do território é que foi possível chegar ao resultado atual. “Temos que compreender que é uma construção social baseada nas pessoas. Após realizar a leitura, concluímos que territórios não são mapas, e sim pessoas”, avalia. Para o especialista, ao escutar a população e dar o sentimento de pertencimento a elas é possível redesenhar as potencialidades de um território.

Premiações

As premiações do Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios ocorreram em três categorias, bronze, prata e ouro. Além dos Comitês Territoriais foram premiadas as Cidades Empreendedoras e Salas Empreendedoras. Na região dos Campos Gerais, o ouro chegou ainda para Castro e Ponta Grossa na categoria Cidade Empreendedora. E para as Salas do Empreendedor dos municípios de Castro, Imbaú, Palmeira, Porto Amazonas e Tibagi. Confira abaixo as demais categorias.

Categoria Bronze

Cidade Empreendedora 

Arapoti

Reserva

Sala do Empreendedor

Arapoti

Jaguariaíva

Telêmaco Borba

Categoria Prata

Cidade Empreendedora

Telêmaco Borba  

Sala do Empreendedor

Ipiranga

Ortigueira

Piraí do Sul

Ponta Grossa

Categoria Ouro

Território Empreendedor

Vale do Tibagi

Cidade Empreendedora

Castro

Ponta Grossa

Sala Empreendedora

Castro

Imbaú 

Palmeira

Porto Amazonas

Tibagi

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!