Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas participará do XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil
Da assessoria
O XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil quer debater a realidade dos santuários depois da pandemia do novo coronavírus. O tema em 2021 será ‘A epifania do sagrado nos santuários’ e lema: ‘Eles me farão um santuário, e eu habitarei no meio do meu povo’, (Ex 25,8). O encontro será realizado em Florianópolis-SC, entre os dias 17 e 21 de maio do proximo ano.
O reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, padre Roberval Mulhstedt, já marcou presença, pois acredita que é importante esta troca de experiência e convivência com demais reitores para que juntos possam enfrentar o novo momento. “O encontro terá palestras importantes com renomados teólogos, gestores e reitores que vão abordar temas da atualidade e discutir o futuro dos santuários”, conta o reitor. Ele destaca que a participação do Santuário é fundamental para aprimorar os trabalhos de evangelização e serviços prestados ao devoto, e colaborador.
O reitor do Santuário Nacional de Aparecida e Presidente do Conselho de Reitores de Santuários do Brasil, padre Eduardo Catalfo destaca que os santuários enfrentam grandes desafios, sobretudo nos últimos meses, por causa da pandemia e do isolamento social. “Iremos abordar assuntos relacionados à fé, devoção e também sobre os recursos financeiros, tão importantes para manter a obra evangelizadora. Estes recursos diminuíram ou simplesmente deixaram de chegar até nós. Por isso elegemos um tema complementar que nos parece igualmente oportuno, a exemplo do tema: Administração de santuários e captação de recursos”, revela o padre Eduardo.
Padre Eduardo enumera os principais objetivos para o encontro.“Fazermos uma formação continuada, estudo teológico-pastoral, captação de recursos, revisão de projetos e troca de experiências pastorais e administrativas, sempre em vista do serviço eclesial que realizamos. Além de partilhar a experiência religiosa vivida em cada um de nossos santuários, queremos promover e ampliar a convivência e a ajuda mútua”, descreve.
Segundo o presidente, o encontro irá abordar outros temas a exemplo de acolher, evangelizar, anunciar a Palavra de Deus e celebrar os sacramentos, entre outros. “Este são valores irrenunciáveis no projeto de ação missionária dos santuários”, salienta.
Para o Encontro, renomados teólogos e gestores confirmaram a presença como assessores especiais, a exemplo, padre Vitor Galdino Feller, que vai apresentar o tema: ‘A Epifania do Sagrado nos Santuários: porta aberta para a Nova Evangelização’; padre Agenor Brighenti, que aprofundará o tema: ‘Santuário: Cultura do Encontro e Igreja em Saída’ e, o tema complementar: ‘Campanhas de arrecadação de recursos para santuários’. Para abordar o assunto estará presente a assessoria Solange Parron, que há mais de 20 anos trabalha como gerente de Marketing de Relacionamento do Santuário de Aparecida.