Livro premiado no Jabuti 2025 chega às estantes do Pegaí

Obra “O Silêncio de Kazuki”, de André Kondo, começa a chegar às estantes do projeto a partir de abril por meio de iniciativa viabilizada via Lei Rouanet

Da Assessoria

Ponta Grossa – O Instituto Pegaí Leitura Grátis inicia, neste mês de abril, a disponibilização de 5 mil exemplares do livro O Silêncio de Kazuki, do escritor André Kondo, em estantes espalhadas pelos 15 municípios que o Projeto abrange. A ação faz parte do Programa de Apoio a Iniciativas (PAI), que busca ampliar o acesso à leitura e fortalecer a circulação de obras literárias.

Os primeiros lotes dos livros devem começar a chegar a partir do dia 18 de abril, quando também passam a ser disponibilizados ao público nas estantes do projeto. O processo ocorre de forma gradual, conforme os exemplares são entregues pela gráfica.

A iniciativa reforça o compromisso do Pegaí em democratizar o acesso ao livro e à leitura, permitindo que obras reconhecidas nacionalmente cheguem a novos leitores. A ação também evidencia o impacto de políticas públicas e incentivos culturais, como a Lei Rouanet, na promoção da literatura.

Premiado com o Jabuti 2025, na categoria juvenil, uma das principais honrarias da literatura brasileira, o livro de André Kondo ganha agora uma nova dimensão ao integrar o acervo do projeto. Para o autor, o alcance da obra se amplia quando chega diretamente ao público.

“Quando recebi o Prêmio Jabuti pelo livro ‘O Silêncio de Kazuki’, senti a emoção de ver minha obra abraçada. Agora, participando de uma iniciativa tão bonita quanto o Instituto Pegaí Leitura Grátis, sinto como se meu livro ganhasse mais um prêmio, que é o de ser lido. Afinal de contas, um livro só vive nas mãos de um(a) leitor(a), e este encontro o Pegaí sabe muito bem proporcionar”, destaca.

A proposta do projeto é que a chegada dos livros aconteça diretamente nas estantes, incentivando o acesso espontâneo da população. A expectativa é de que os exemplares circulem entre leitores da região ao longo dos próximos meses. Os livros permanecem em circulação, sendo retirados, lidos e devolvidos pelos leitores, mantendo o ciclo de leitura do projeto.

A ação integra um conjunto de iniciativas voltadas à formação de leitores e ao estímulo à leitura, aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet com patrocínio do Belgotex.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.