‘Xepa’ da vacina é aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa

‘Xepa’ da vacina é aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa

Da Assessoria

Após três meses de tramitação, o projeto que regulamenta o uso das doses que sobram nos frascos de vacina contra Covid-19 foi aprovado por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná. Agora o projeto de lei 249/2021, de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT), juntamente com os deputados Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT) e a deputada Luciana Rafagnin (PT), segue para sanção do governador.

O deputado Arilson acredita que, em breve, o projeto deve ser sancionado. “Esse projeto tem por objetivo evitar o desperdício, otimizar a aplicação e inibir possíveis desvios, como ocorreu, infelizmente, em algumas cidades. Não podemos achar que esse projeto não terá serventia. Pelo contrário, será de suma importância principalmente na aplicação da segunda dose e numa nova vacinação, que não está descartada diante das novas variantes do coronavírus”, comenta. “A ‘xepa’ da vacina visa à criação de procedimento padrão em todo o Paraná”, sublinha Arilson.

Ele explica que a proposta prevê que as doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19 deverão ser destinadas para os públicos prioritários previstos no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação (PNO) da Secretaria de Estado da Saúde e, na ausência desse, deverão ser aplicadas aos cidadãos que estiverem aptos a recebê-las de acordo com o cronograma de cada município.

Ainda de acordo com o projeto, finalizada a vacinação dos grupos prioritários e existindo doses remanescentes de frascos já abertos, no intuito de não perder a sua validade, serão alocadas e aplicadas aos cidadãos que estiverem aptos a recebê-las de acordo com o cronograma de cada município.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!