Vereadores propõem medidas para aumentar segurança nas escolas municipais

0 10

Bianca Martins

O atentado que vitimou quatro crianças em uma creche, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, na manhã de hoje, foi abordado pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (05) e alguns dos requerimentos apresentados, coincidentemente, tratavam de segurança nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Castro.

O vereador Joel Elias Fadel (Patriota) requereu ao executivo um estudo sobre a possibilidade de instalação de câmeras de segurança em todas as unidades da rede municipal de ensino. O parlamentar disse que o pedido é recorrente e que, por coincidência, entrou em pauta no dia da tragédia no estado vizinho. “Já estava na pauta, foi uma coincidência horrível. Sem palavras pelo o que aconteceu lá em Blumenau, uma coisa terrível. Temos que aumentar a garantia de segurança para nossas crianças. Não sei se é internet, muita informação, muita coisa ruim, muita maldade. A expectativa é que agora nas escolas sejam colocadas. Na iniciativa privada, tem câmera, se funciona nas empresas, funciona nas escolas também. É extremamente necessário que seja olhado para essa questão com mais carinho”, comentou.

Outro requerimento que trata de segurança nas escolas foi proposto pelo vereador Paulinho Farias (PSD). No documento, o parlamentar pede estudo para que executivo promova patrulhamento pela Guarda Municipal, Guarda Patrimonial ou Polícia Militar nas escolas e Cmeis do município.

Para o vereador Guto Beck (PP), a instalação de câmeras e o patrulhamento são medidas urgentes que precisam ser tomadas pelo executivo. “Eu vejo uma necessidade real mesmo, urgente de resolver isso, de colocar câmeras, mais vigilância, mais segurança. Hoje mesmo estive no Cmei Despertar para a Vida, na vila Santa Cruz, acompanhando o trabalho deles e estive com as crianças. Logo que cheguei em casa minha esposa me contou do que tinha acontecido em Blumenau. Fiquei realmente muito chocado, é uma brutalidade sem tamanho. O medo que eu tenho é que vire uma onda disso. Temos que correr contra o tempo, não conseguimos resolver todos os problemas do município, mas os principais temos que correr. Isso é respeito, pelo futuro. Eles [crianças] são o futuro da nossa cidade, do nosso país”, destacou.

Banheiros públicos

Joel Fadel também solicitou a instalação de banheiros públicos no Parque Lacustre, reiterando pedido feito ano passado, através do requerimento 247/2022. O vereador Maurício Kusdra (PSB) reforçou a necessidade e considerou urgente a instalação das estruturas, visto a demanda crescente de público que frequenta o parque e o fato de não ter banheiros públicos no centro da cidade. Ele também citou o problema da Prainha, um dos locais mais frequentados por turistas, que também não tem sanitários. “Tanto da Prainha, quanto do Parque Lacustre, faz anos que estamos pedindo. O custo não é tão alto. Na Prainha as pessoas vão para o meio daquele matagal e fica um cheiro muito ruim em volta das churrasqueiras. Ali no Parque Lacustre, aquele banheiro que tem ali na guarita não é suficiente. Vai muitos pais com crianças, não tem onde trocar uma fralda. A cidade não tem banheiro público no centro da cidade. As pessoas vem do interior, tem que ir numa lanchonete. Tá na hora de fazer, já passou do tempo”, argumentou.

Semáforo

O grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico no cruzamento da avenida Miguel Couto, com a rua Mariana Marquês, próximo à Escola Municipal Bernardo Litzinger e à Estação Ferroviária, hoje Biblioteca Municipal, motivou o requerimento de Beck para instalação de um semáforo na região. Ele também deve protocolar nas próxima sessões, pedido de semáforo na Coronel Olegário de Macedo e revitalização dos semáforos da cidade. “Eu já pedi esse semáforo, não tive resposta, pedi novamente. É bem na estação rodoviária, ali acontece muito acidente. Não tem visibilidade. Vai ser na saída do colégio, no meu ver só vai ajudar”, considerou.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.