Vereador quer lei para conscientização da saúde mental materna

Vereador quer lei para conscientização da saúde mental materna

Da Redação

Os vereadores de Castro se reúnem nesta quarta-feira (28), no plenário da Câmara, para discutir e debater alguns projetos de lei, indicações e requerimentos.

Entre os projetos está o do vereador Maurício Kusdra, que conscientiza e sensibiliza a população para a causa da saúde mental materna, cujo mês escolhido, maio, celebra nacionalmente o Dia das Mães. Outros projetos de lei se referem à denominação da pista de skate da cidade e também títulos de cidadão honorário.

De acordo com Kusdra, a campanha criada pela psicóloga clínica e perinatal, Nicole Cristino, e a psiquiatra e psicoterapeuta, Patrícia Piper, em 2021, já é realizada simultaneamente em todo o Brasil e, em outros 17 países, com ações voluntárias visando, ainda, estimular a construção de políticas públicas de saúde e alertar para a maternidade real e as dificuldades vividas pelas mulheres.

Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em
tempo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento.
Além disso, há um enorme contingente de mulheres portadoras de transtornos mentais em idade reprodutiva que são vulnerabilizadas pelo forte estigma social relacionado ao transtorno mental e a maternidade.

*Com Assessoria

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!