Servidores da categoria da enfermagem terão repasse federal no salário

Servidores da categoria da enfermagem terão repasse federal no salário

Vinícius Machado

Especial Página Um

Na tarde de quarta-feira (23), o presidente da Câmara de Vereadores Neto Fadel (Patriota) conduziu a sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de Castro, onde foram apresentados um projeto de lei, requerimentos e indicações para o município. Todos os 13 vereadores compareceram na sessão. Sobre os requerimentos, a grande maioria está relacionado para infraestrutura e meio ambiente, como instalação de lombada, vaga especial para idoso e também a possibilidade de instalação do programa Casa sem Poeira, na região da Terra Nova.

O projeto do aumento do piso salarial da categoria de enfermagem foi discutido e aprovado entre os vereadores, sem ressalvas. Projeto de lei nº55/2023 foi analisado pelas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento, em caráter emergencial, pelo prazo de 30 dias para apreciação, conforme portaria do Ministério da Saúde. A sessão foi marcada pela presença da secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutchke. Serão beneficiados enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. O texto original foi apresentado pelo prefeito Álvaro Telles.

O vereador Maurício Kusdra utilizou a tribuna para comentar sobre o assunto. “Repasse está vindo como retroativo dos meses anteriores, é um projeto federal”, analisou o parlamentar. Para Professor Jonathan Barros (PSC) “tem que ser lembradas, mas também valorizadas financeiramente, porque a valorização financeira é a que paga a conta da pessoa{…} é retroativa ao período que o grupo dos profissionais ficou aguardando”, justificou o parlamentar.

Já Guto Beck (PP), lembrou da procura dos profissionais. “Sabendo do repasse do governo federal, vejo grande importância disso e fico extremamente feliz pelo reconhecimento do trabalho da saúde”, justificou na fala.

Para sessão da semana que vem, estão previstos análises sobre o ITBI do Minha Casa Minha Vida, por meio do 1º secretário da mesa, vereador Gerson Sutil, e também cadastramento de tomadores de serviços, que agora tem que ser feito por meio da prefeitura. “O sistema da prefeitura está omitindo informações, talvez o argumento seja a Lei de Proteção dos Dados {..} impossível de conferir os dados do tomador com exatidão”, explicou Gerson. A próxima sessão está marcada para o dia 6 de setembro.

Congratulação

Atletas do Colégio Emília Erichsen foram destaque nos Jogos Estudantis do Paraná (JEP’s), ocorrido no final de semana. Alunos que disputaram o xadrez masculino e atletismo feminino, tiveram destaque e receberam da casa votos de congratulação.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!