Emerson Teixeira
Especial Página Um News
Carambeí – A Prefeitura de Carambeí vai realizar nesta sexta-feira (10), às 19h30, no salão da Capela Santa Terezinha, no Jardim Novo Horizonte, audiência pública que vai reunir moradores e comerciantes da Avenida das Flores para apresentar e debater o projeto de revitalização de uma das principais vias da cidade.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Luiz Carlos Pestana, destaca a transparência do governo com a realização da audiência, sendo uma oportunidade para ouvir a população sobre o tema. “Vamos apresentar o projeto que está finalizado, mas não precisa ser como está, pode sofrer alterações se for necessário. Estamos abertos a ouvir à população como um todo, além dos moradores e comerciantes da avenida da Flores”, comenta.
Pestana ressalta que a Avenida das Flores não foi planejada para comportar o movimento atual e que a tendência é aumentar nos próximos anos com o crescimento da cidade. “Não tem uma base adequada, não comporta o fluxo de caminhões que diariamente trafegam por ela, constantemente temos problemas de manilhas [da rede pluvial] quebradas, temos que quebrar asfalto, fazer remendo, além de deixar um aspecto feio para a avenida isso vai gerando um custo alto para o município”, explica.
Pestana cita o exemplo das rodovias que periodicamente passam por manutenção, sendo necessária a substituição do pavimento. “Importante ressaltar para as pessoas que todas as coisas, seja nas nossas casas, em toda parte, em certo momento é necessário reformar, no caso da Avenida das Flores tem trecho que não se aproveita mais nada, não comporta o fluxo pesado de caminhões. As obras de revitalização irão refletir numa melhoria para a cidade como um todo, principalmente para os comerciantes ali instalados, uma vez que o número de estabelecimentos instalados cresce cada vez mais com novos empreendimentos”, frisa.
De acordo com o secretário, a cidade está em pleno desenvolvimento e o fluxo de pessoas e veículos só aumenta, “precisamos preparar a cidade de forma a facilitar e melhorar o fluxo de pedestres e ciclistas, o projeto prevê a construção de novas calçadas com acessibilidade e ciclovia, a iluminação pública também foi planejada com a instalação de uma nova linha de postes mais baixos o que vai garantir melhor luminosidade a noite e também melhorar a qualidade das imagens das câmeras de monitoramento”, detalha. Além da correção da base, o projeto prevê novo pavimento, calçadas, ciclovias, paisagismo e revitalização da pista de skate. O orçamento inicial para revitalização de toda a extensão da avenida está em R$ 7,7 milhões.
Ampliação
Ainda segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura de Carambeí está realizando estudos para projetar a ampliação da Avenida das Flores, com a ligação da Rua da Campina até a Avenida dos Pioneiros. Vários locais estão sendo analisados pelos engenheiros, com a possibilidade de ligação com até a Rua Bela Vista ou nas proximidades da Trans Ardo, no Jardim Central. A extensão da Avenida das Flores é uma das medidas para desafogar o trânsito da Avenida dos Pioneiros.