Presidente Traiano faz reflexão sobre as lições da pandemia ao tomar posse na Assembleia

Presidente Traiano faz reflexão sobre as lições da pandemia ao tomar posse na Assembleia

Da ALEP

A Assembleia Legislativa do Paraná foi a mais ágil do país na tomada de medidas no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Foi a primeira a estabelecer sessões virtuais para deliberar, e a primeira a criar leis para ajudar a combater o vírus e a aprovar medidas importantes para garantir a saúde e minorar o sofrimento da população.  A Assembleia também mobilizou mais de R$ 200 milhões em recursos próprios, economizados do seu Orçamento, para ajudar o governo do Estado a enfrentar a doença. Ao tomar posse nesta segunda-feira (1º), como presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB) preferiu enfatizar as lições da pandemia e fazer uma aposta na esperança de que a crise será vencida. 

“Em vez de nos paralisar, a crise nos impulsiona à frente e dela extraímos valiosas lições”, disse Traiano, expressando sua esperança de que todo o sofrimento, não terá sido em vão. Explicou os motivos que o levam a ter essa expectativa: “Temos hoje mais experiência para lidar com situações extremas e somos mais solidários uns com os outros”. O presidente da Assembleia destacou que, infelizmente, mesmo com o advento das vacinas, estamos longe de voltar à normalidade. “A tempestade ainda não parou de provocar danos e ainda ameaça o retorno à normalidade”, advertiu.

Numa referência a ação da Assembleia, que intensificou seu ritmo de trabalho aprovou medidas para enfrentar a doença e a redução do emprego e da renda, mesmo no auge da pandemia, Traiano disse que o papel do Parlamento e das instituições nessas horas difíceis é essencial. “Nos momentos em que todos os caminhos possíveis pareciam se fechar, abrimos novos caminhos e possibilidades para criar novas oportunidades”, disse, em uma alusão ao fato de que o Paraná foi o segundo estado que mais gerou empregos durante a pandemia.

Lembrando a necessidade urgente de adaptação a uma crise nunca vista, Traiano rememorou a criatividade que foi posta a serviço do enfrentamento da emergência: “O sentimento de urgência nos obrigou a reinventar quase tudo: mudou nossa rotina de trabalho, inverteu prioridades, aboliu protocolos, encurtou processos”.

Para o deputado a pandemia revelou um alto grau de sintonia entre a Assembleia e a sociedade. “Este período, que é excepcional para todas as atividades humanas, é exemplo de como esta Casa trabalha sintonizada com a realidade – se a realidade muda, mudamos nossos esforços para atender o conjunto da sociedade”.

Perfil

O deputado Ademar Traiano, em seus 39 anos de vida pública, já ocupou os cargos mais importantes do Estado do Paraná. Presidente da Assembleia Legislativa pela 4ª vez, foi governador interino por 3 vezes. Traiano, que cumpre seu oitavo mandato como deputado estadual, foi o primeiro homem do Sudoeste a ocupar o governo do Paraná.

O deputado é advogado e empresário. Nascido em Francisco Beltrão, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. Já no primeiro mandato foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio do Sudoeste. Em 1985, foi o primeiro prefeito eleito de Santo Antônio do Sudoeste. Como prefeito, foi eleito presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

Em 1990 conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. Já no primeiro mandato como deputado estadual foi eleito para a Mesa Diretora, como 2º secretário. Em 2011, depois de ocupar diversas posições na Mesa Diretora, Traiano foi líder do governo e eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, em 2015. 

O reconhecimento pelo trabalho em defesa dos municípios resultou em homenagens e títulos de cidadania honorária em 10 cidades: Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão, Pinhal de São Bento, Santa Terezinha de Itaipu, Bela Vista da Caroba, Marmeleiro, Pranchita, Bom Jesus do Sul e Coronel Vivida. 

O reconhecimento por seu empenho e eficiência na defesa das demandas dos municípios fez com que um número crescente de prefeitos o designasse como o deputado que representa a cidade junto ao governo do Estado. Atualmente Traiano representa 50 municípios do Paraná.

O deputado recebeu, ao longo de sua carreira como deputado estadual, as mais importantes condecorações do Estado do Paraná. Entre elas estão a Grã-Cruz da Ordem Estadual do Pinheiro, a Medalha Coronel Sarmento, e a Medalha Comemorativa do Centenário do Corpo de Bombeiros.

Suas gestões na Presidência são reconhecidas como inovadoras, com ênfase na transparência e abertura das portas do Legislativo à população. Programas desenvolvidos pela Assembleia sob o seu comando, como o Parlamento Universitário, Geração Atitude e Assembleia no Enem, foram premiados nacionalmente. O aplicativo, desenvolvido sem custos pela equipe da Alep, “Agora É Lei no Paraná”, foi o vencedor de dois prêmios nacionais na categoria governança eletrônica.

Nova Mesa

Com a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2021/2022, a direção do Legislativo ganha a seguinte composição: presidente – Ademar Traiano; 1º vice-presidente – Tercilio Turini; 2º vice-presidente – Do Carmo; 3º vice-presidente – Requião Filho; 1º secretário, Luiz Claudio Romanelli; 2º secretário – Gilson de Souza; 3º secretário – Alexandre Amaro; 4º secretário – Nelson Luersen; 5º secretário – Gilberto Ribeiro.

Foto: Dálie Felberg/Alep

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!