Bianca Martins*
Especial Página Um News
O início dos trabalhos legislativos dos parlamentares eleitos nas eleições gerais de outubro será nesta quarta-feira (1º), tanto no âmbito estadual quanto federal. 513 deputados federais e 54 deputados estaduais tomarão posse de seus mandatos para a atual legislatura, de 2023 a 2027. As solenidades acontecem nesta quarta-feira (1º), às 10 horas no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília e às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba.
Entre os eleitos para a Câmara Federal estão Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PV), os únicos representantes da região dos Campos Gerais na bancada federal. Os dois já tinham mandato na legislatura passada, mas Sandro atuou como secretário de Estado de Infraestrutura do governo Ratinho, até precisar licenciar-se para concorrer às eleições. Ele retornou à Câmara após o pleito de outubro e na atual legislatura vai permanecer em Brasília. Aliel Machado, reeleito, vai para o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.
Na assembleia estadual Mabel Canto (PSDB), Marcelo Rangel (PSD) e Moacyr Elias Fadel (PSD), garantiram uma cadeira na Alep e serão os representantes da região. O último assume mediante liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná e é o segundo deputado eleito por Castro nos últimos 30 anos. Já, Marcelo Rangel toma posse para logo em seguida licenciar-se para reassumir o cargo de secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital. Mabel Canto foi a única candidata mulher da região a conseguir a reeleição e vai para seu segundo mandato.
Renovação
Com renovação de 44,5% nas cadeiras, os novos deputados serão 24, mas nem todos estarão na Assembleia Legislativa pela primeira vez, como é o caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), que teve votação expressiva em Castro, Ney Leprevost (União), Marcelo Rangel, Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS). O deputado mais votado no estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos, já a deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos.
Bancada feminina
Na próxima legislatura, a Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história. Na atual, são cinco deputadas. Além de Marcia Huçulak, integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).
A deputada mais nova da próxima legislatura será Ana Júlia (PT) com 22 anos, e o deputado mais idoso será Tercílio Turini (PSD) com 78 anos.
A solenidade será transmitida através da TV Assembleia e também pelas redes sociais do Poder Legislativo.
*Com Assessoria