Morre José Tibagy de Mello, presidente da Câmara de Tibagi e vereador mais idoso do Brasil

Morre José Tibagy de Mello, presidente da Câmara de Tibagi e vereador mais idoso do Brasil

Luana Dias

Faleceu nesta terça-feira (10), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Tibagi, José Tibagy de Mello (Zezito). Ele estava internado em um hospital de Curitiba desde meados do mês de julho, e nas últimas semanas estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O vereador precisou ser hospitalizado para tratar uma pneumonia e outras complicações, ocasionadas pela Covid-19, chegou a apresentar quadro estável, mas sofreu enfraquecimento dos órgãos, vindo a falecer perto das 19 horas, aos 90 anos.

De acordo com o assessor da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Tibagi, Orlando Gomes Pedroso, Zezito será velado nesta quarta-feira (11), na parte da manhã na Câmara de Vereadores, e à tarde na capela do Cemitério Municipal de Tibagi, onde na sequência será sepultado.

Comoção

Muito querido na cidade onde legislava e pela região, Zezito começou a receber diversas homenagens, sobretudo, nas redes sociais, logo após a confirmação de seu falecimento. Familiares, amigos, eleitores e políticos tibagianos registram a comoção pela partida do vereador, ressaltando seu legado e o trabalho que desenvolveu ao longo dos muitos anos que dedicou à política local.

Trajetória

Nascido em 18 de março de 1931, dia do aniversário da cidade de Tibagi, José Tibagy de Mello (Zezito) recebeu o nome em homenagem a cidade e por ser véspera do dia de São José, ganhou também o nome do santo ‘José Tibagy’. O vereador mais idoso do Brasil chegou a ficar mais de 20 anos fora da vida pública, e, ao ser eleito para o Legislativo do município, com a terceira maior votação do pleito, também foi escolhido para presidir a Casa.

Casado há 60 anos com Maria Regina Mercer de Mello, Zezito é pai de José Tibagy Filho, Murillo, Maria Carolina e Angela Mercer de Mello (ex-vereadora, primeira prefeita de Tibagi e a primeira mulher a presidir a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Zezito foi 3º Sargento do Exército, Delegado Regional de Polícia, Juiz de Paz, professor de Educação Física e Ciências, formou-se em odontologia pela Universidade Federal do Paraná, fez vários cursos de extensão e trabalhou como dentista por 45 anos. Foi prefeito da cidade de Tibagi por três gestões, presidente do Clube Tibagiano por 11 anos, tendo sido seu construtor; foi jogador, membro da diretoria da Associação dos Prefeitos do Paraná, presidente interino por três vezes; representante dos prefeitos do Sul do Brasil em viagem à Alemanha e presidente da AMCG.

Também foi colecionador de várias homenagens e honrarias, entre elas, Cidadão Benemérito de Tibagi, Cidadão Honorário de Ventania e Cidadão Honorário de Ponta Grossa.

Com Cleucimara Santiago

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!