Mabel propõe priorizar gestantes na vacinação no Paraná

Mabel propõe priorizar gestantes na vacinação no Paraná

Da Assessoria

A deputada Mabel Canto (PSC) protocolou na segunda-feira (19) PL que prioriza a vacinação das gestantes e puérperas no Estado do Paraná. Sendo aprovada, a proposição garante que as beneficiadas sejam colocadas imediatamente na primeira fase do grupo prioritário do Programa de Vacinação contra a Covid-19.

Na justificativa, Mabel esclarece que pesquisas têm demonstrado que mulheres na condição gestacional e puerperal afetadas pelo Covid-19, sofrem maior probabilidade de hospitalização e de óbito.

De acordo com estudo do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 – OOBr Covid-19, em 2020 foram registradas 453 mortes de gestantes e de mulheres em estado puerperal (10,5 óbitos na média semanal). Em 2021, até 7 de abril, foram notificadas 289 mortes (22,2 óbitos na média semanal). Verifica-se, com isso, um lamentável aumento no número de óbitos destas mulheres.

“Na última semana, atendemos um caso de uma gestante dos Campos Gerais com sete meses de gestação, que infelizmente pegou Covid (…), por isso a necessidade de se fazer Projeto de Lei para incluir esse grupo na priorização das vacinas”, disse a deputada.

O Projeto de Lei também é assinado pelos deputados Goura (PDT), Cristina Silvestri (CDN), e Luciana Rafagnin (PT).

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!