Mabel Canto quer priorização de vacinação de lactantes no Paraná

Mabel Canto quer priorização de vacinação de lactantes no Paraná

Da Assessoria

A deputada Mabel Canto (PSC) protocolou na segunda-feira (17), requerimento direcionado ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, para que as lactantes paranaenses, com até 180 dias de amamentação, sejam incluídas no rol de prioridades para a vacinação, conforme demanda direcionada à parlamentar pelo movimento paranaense ‘Lactantes pela Vacina’.

Em sua justificativa, a deputada recorda que recentemente o Ministério da Saúde incluiu as gestantes e as puérperas no grupo de prioridade para imunização contra a Covid-19, entretanto, deixou de incluir as lactantes, cuja vacinação é fortemente recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), segundo estudo publicado.

A SBP destaca no documento o benefício da vacinação da lactante por propiciar a proteção destas mulheres contra a Covid-19, diminuindo o risco de transmitir a infecção aos filhos. Acresce que o leite materno contém anticorpos (IgA secretória contra o SARSCoV-2) que poderiam potencialmente proteger o bebê amamentado.

“Para que seja efetivada tecnicamente a proposta, sugerimos a delimitação da vacinação das lactantes, para aquelas com até 180 dias de amamentação, de forma que seja possível a realização da imunização desse novo grupo, considerando que quaisquer eventos adversos que ocorram com um feto ou recém-nascido devem ser notificados ao SUS até 6 meses após o nascimento”, disse Mabel Canto.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!