Mabel Canto menciona o pai, Jocelito Canto, em juramento da posse

Mabel Canto menciona o pai, Jocelito Canto, em juramento da posse

Bianca Martins

A posse dos deputados estaduais eleitos nas eleições gerais em outubro do ano passado aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. Mabel Canto (PSDB), Marcelo Rangel (PSD) e Moacyr Fadel (PSD) foram oficialmente empossados. No ato do juramento, a deputada Mabel mencionou seu pai, Jocelito Canto, eleito deputado federal com 74.348 votos, mas que teve a eleição anulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Em honra ao meu pai, Jocelito Canto, sempre deputado, e às mulheres deste estado, assim eu prometo”, bradou a deputada com o braço direito estendido em sinal de respeito.

Eleita com 70.215 votos, ela será a única ponta-grossense representante das mulheres na assembleia e vai para seu segundo mandato consecutivo.

Marcelo Rangel fez o juramento de posse, mas deve licenciar-se do cargo para retomar o comando da Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Já o deputado eleito por Castro, Moacyr Fadel, que teve 41.588 votos, conseguiu tomar posse depois de ter concorrido sob judice e obter liminar favorável do Tribunal de Justiça do Paraná, acolhida pelo TSE em dezembro do ano passado. Ele, que já foi prefeito quatro vezes em Castro, assume pela primeira vez uma cadeira na Alep.

Renovação

A câmara estadual teve uma renovação de 44,5% nas cadeiras, o que representa 24 novos parlamentares. Mas, nem todos estarão na Assembleia Legislativa pela primeira vez, como é o caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União), Marcelo Rangel, Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS). O deputado mais votado no estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos, já a deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos.

Bancada feminina

A Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior da história. Além de Marcia Huçulak, integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

A deputada mais nova é Ana Júlia (PT), com 22 anos, e o deputado mais idoso será Tercílio Turini (PSD) com 78 anos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!