Da Redação
Ortigueira – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou sua agenda no Paraná devido à viagem a Roma para participar do funeral do papa Francisco. A cerimônia de despedida do pontífice reunirá chefes de estado de todo o mundo, e a presença de Lula foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Com isso, a visita prevista para o próximo dia 30 de abril à comunidade Maila Sabrina, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no município de Ortigueira, foi adiada. Durante o encontro, Lula anunciaria oficialmente a criação do assentamento para mais de 400 famílias camponesas da região, que é no limite com o município de Faxinal.
Segundo a assessoria do MST, uma nova data para o evento será divulgada em breve. A expectativa é de que a cerimônia de anúncio reúna cerca de 10 mil pessoas, entre militantes, lideranças do movimento e apoiadores. Caravanas de diversas regiões do Paraná já estavam sendo organizadas para recepcionar o presidente.
Como forma de homenagem ao papa Francisco — que era admirado por movimentos populares e tinha forte ligação com causas sociais e ambientais — o MST está organizando uma campanha nacional de plantio de árvores neste sábado, dia 26 de abril.