Jornalista Herivelto Oliveira assumirá prefeitura de Curitiba durante viagem de Rafael Greca

Jornalista Herivelto Oliveira assumirá prefeitura de Curitiba durante viagem de Rafael Greca

Da Redação

Curitiba- O vereador e jornalista Herivelto Oliveira (Cidadania), assumirá a Prefeitura de Curitiba entre os dias 1º e 8 de junho, substituindo temporariamente o prefeito Rafael Greca (PSD).

A mudança temporária na administração municipal se deve a uma viagem oficial de Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD). Normalmente, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Fachinello (Podemos), assumiria o comando, mas ele também estará fora da cidade, juntamente com seus vices Tito Zeglin (MDB) e Mauro Ignácio (PSD), que acompanharão a comitiva.

Segundo a Lei Orgânica do Município de Curitiba, a ausência do prefeito e do vice-prefeito delega a responsabilidade ao presidente da Câmara. Na impossibilidade do presidente, a tarefa recai sobre os vices da Câmara. Com todos os principais substitutos ausentes, a liderança passa para os demais membros da Mesa Diretora do Legislativo municipal. Se nenhum deles puder assumir, a escolha é feita entre os vereadores mais votados, em ordem decrescente.

Natural de Santo Antônio da Platina, ele foi o 10º vereador mais votado nas eleições de 2020 com 6.441 votos, e foi selecionado para ocupar o cargo interinamente.

A escolha recaiu sobre ele porque os outros na linha de sucessão possuem pretensões eleitorais, e assumir a prefeitura poderia torná-los inelegíveis devido às regras de desincompatibilização.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!