Governador recebe embaixador da Nigéria e apresenta potencial do Paraná

Governador recebe embaixador da Nigéria e apresenta potencial do Paraná

AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (17), no Palácio Iguaçu, o embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad, que faz sua primeira visita oficial ao Paraná. É o país africano mais populoso, com cerca de 200 milhões de habitantes.

O diplomata destacou o interesse de cooperações econômicas e tecnológicas com o Estado. A ideia é fortalecer o comércio de produtos paranaenses ao país, como grãos, açúcar, aves e peixes, além de consolidar um intercâmbio tecnológico voltado ao setor agrícola.

“O Paraná está à disposição para fortalecer as relações culturais e econômicas com a Nigéria. Ficamos muito felizes em poder construir projetos conjuntos com o país”, disse o governador. 

Ratinho Junior apresentou os potenciais do Estado, que é maior produtor brasileiro de proteína animal, com destaque para o frango e peixe, o segundo maior produtor de grãos, carne suína e de leite do País. O Paraná, ressaltou ele, também se destaca no setor industrial, com as maiores cooperativas e o segundo maior parque automotivo do Brasil.

“Também estamos nos consolidado como um grande centro de tecnologia, com parques tecnológicos espalhados por todas as regiões, fazendo o intercâmbio entre a academia e o setor privado”, destacou o governador. “Além disso, temos a maior rede de universidades públicas estaduais, com sete instituições de ensino superior que também abrangem as diferentes regiões”. 

Atualmente, vários produtos paranaenses são exportados para a Nigéria, com destaque para o álcool etílico, café, açúcar, além de maquinários, equipamentos e automóveis. 

Parceria

Para o diplomata, uma parceria comercial com o Paraná fortaleceria tanto o Estado, como a economia nigeriana. “O Paraná tem tecnologia aplicada no setor do agronegócio e a Nigéria conta os recursos e uma mão de obra de qualidade que podem melhorar a produtividade da agricultura paranaense e nigeriana”, afirmou o embaixador. 

“Convidamos o Estado e as empresas paranaenses a investirem na Nigéria e fazer do país não apenas um mercado, como um facilitador para exportar os produtos do Estado de forma mais rápida e econômica para outros continentes, como a Europa”, disse Ahmad. 

O embaixador também destacou a troca cultural que pode ser facilitada. “Temos muito o que aprender e compartilhar em termos culturais. O mais importante, porém, é celebrar as semelhanças da cultura nigeriana e brasileira, que são muitas”, disse. 

Visita oficial

Após a conversa com a comitiva, houve uma troca de presentes. O governador Ratinho Junior deu ao embaixador uma ilustração do artista paranaense Toto Lopes, que traz a representação da gralha-azul e da araucária, a ave e árvore símbolos do Estado. Ele ganhou de Muhammad Ahmad um traje típico da vestimenta africana. 

Além da visita oficial ao Palácio Iguaçu, a agenda do embaixador em Curitiba segue até a sexta-feira (19) e conta também com reuniões com o prefeito Rafael Greca; com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; e com o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken.

Presenças

Também acompanharam a visita o vice-governador Darcia Piana; o chefe da Chancelaria da Embaixada da Nigéria, Labaran Riskuwa; o primeiro-secretário Sunday Edmund; a assessora Yvonne Belinda Maha; os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, da Educação e do Esporte, Renato Feder, da Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi, e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; os superintendentes-gerais da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e de Diálogo e Interação Social, Mauro Rockenbach; e o presidente da ONG Afro Globo Fórum Cultural e da Comunidade da Nigéria em Curitiba, Daniel Majaro.

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.