Diplomação é marcada por fatos históricos

Diplomação é marcada por fatos históricos

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – O ano de 2020 ficará para a história do país e do mundo, e claro no cenário político de Ponta Grossa. Na tarde desta quarta-feira (16), com três fatos inéditos, aconteceu a diplomação da prefeita, vice e vereadores eleitos em novembro.
Este ano em decorrência da pandemia da Covid-19, pela primeira vez a diplomação ocorreu de forma online, a prefeita eleita Elizabeth Schmidt se tornou a primeira mulher da história de Ponta Grossa cidade a ser diplomada como prefeita, e o vereador Walter José de Souza, o Valtão (PRTB), o primeiro vereador da história da cidade a ser diplomado preso.
A diplomação é o ato pelo qual, os tribunais eleitorais entregam os títulos que dão direito aos candidatos eleitos assumirem seus mandatos.
O vereador Valtão, reeleito nas eleições de 2020 para o quarto mandato consecutivo, encontra-se em prisão preventiva na Penitenciária Estadual (PEPG) desde a terça-feira (15), e é alvo da operação Saturno. Realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), a operação investigação crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e fraude em licitação no sistema Estar Digital do município.
O vereador que este ano fez 1.043 votos, sendo a menor votação entre os vereadores eleitos para o pleito de 2021/2024, foi o relator da CPI do EstaR Digital e é investigado por supostamente receber propina. O Gaeco realizou interceptações telefônicas e foi em busca de imagens de câmara de segurança indicam que o vereador tenha recebido propina através de João Barbiero, que seria o lobista do caso. Mesmo sendo investigado, Valtão não perde seus direitos, continua como vereador e foi diplomado. Ele também poderá tomar posse do novo mandato no dia 1° de janeiro, caso consiga a liberdade antes dos trinta dias da prisão preventiva, que vai até 14 de janeiro de 2021. Se não conseguir o parlamentar que recentemente ficou em isolamento devido a Covid-19, também passará as festas de natal e final de ano na penitenciara.
Somente após a finalização dos trâmites judiciais, e se caso a culpa de Valtão seja comprovada, a justiça eleitoral poderá promover um possível processo de cassação de mandato.
Como este ano a diplomação foi online, a emissão do diploma poderá ser obtido a qualquer tempo, pela internet no site do Tribunal, via aplicativo, com validação mediante a digitação do código de autenticidade, ou ainda pessoalmente no cartório eleitoral competente.
Além de Valtão, na mesma operação também foi preso o vereador Ricardo Zampieri (Republicanos), que este ano não concorreu à reeleição para vereador, por estar disputando o cargo de vice-prefeito na chapa do empresário Marcio Pauliki (SD). O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Roberto Pelissari, também foi preso na operação. Os três continuam na PEPG.

Diplomações
Por outro lado, uma cerimônia realizada no auditório do Conservatório de Música Maestro Paulino, com a presença do prefeito Marcelo Rangel, secretários da atual gestão, alguns apoiadores, familiares, o vice Capitão Saulo e esposa, marcou a diplomação da futura prefeita de Ponta Grossa.
Atual vice-prefeita, a professora Elizabeth Silveira Schmidt, foi diplomada pela Justiça Eleitoral e assume a gestão 2021-2024, como prefeita da cidade. Também foram diplomados na tarde de quarta-feira (16), a prefeita eleita de Carambeí, Elisangela Pedroso e os vereadores eleitos, o prefeito eleito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, o vice Zadra e os vereadores eleitos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!