Da Redação
Durante sua rápida passagem por Castro na manhã desta quinta-feira (14), quando manteve encontro fechado com lideranças políticas na sede da Granfinale, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), falou com a reportagem do Página Um News.
Atuante junto ao governo do Estado, Bakri elogiou o critério de menor tarifa oferecido pelo Grupo Pátria, consórcio que venceu o leilão de rodovias do lote 1 do novo pedágio do Paraná. “Estava dentro das nossas expectativas o preço, mas tão importante é a garantia de obras. Aquele malfadado pedágio que nós tínhamos no passado não assegurou ao povo do Paraná nenhuma garantia, tanto que foi objeto de ações judiciais, muita gente perdeu a vida porque obras não foram feitas. O governador sempre disse, eu quero um processo limpo, claro, com garantias de que as obras sejam realizadas. Se não atrapalhar, a nossa expectativa é que no ano que vem já tenhamos as nossas praças, e comecem a funcionar. Agora, em 29 de setembro, teremos o segundo leilão e assim sucessivamente”.
A questão dos colégios agrícolas do Paraná que se transformaram em cooperativas-escolas, a exemplo de Castro, Bakri respondeu que “Castro tem que comemorar, pois tem um moço chamado Renato Gondim, que é daqui. A gente se conheceu e ele mostrou tanto conhecimento que nas primeiras reuniões, o pessoal da Secretaria de Estado da Educação se encantou com ele e o chamou para coordenar os colégios agrícolas, de lá de Curitiba. Ele está morando lá hoje. Ele encabeçou todo o projeto, a parte técnica, e aprovamos na Assembleia. Foi aprovado pelo governador que deve fazer um grande evento em um desses colégios. A vantagem é a agilidade e a possibilidade de comercializar os produtos que ali são feitos, para reverter para a própria escola. A cooperativa-escola vai quase ter uma auto-suficiência para investir em equipamentos, máquinas, vai se tornar ainda mais moderna”.
Discutiu-se na Assembleia o novo modelo de escolha dos diretores das escolas estaduais, inclusive com novas regras. Nesse quesito, Bakri disse que “primeiro, a eleição só acontece em 2025, e o projeto que chegou lá [ALEP], em consenso com a Secretaria de Estado de Educação, depois de um diálogo fantástico, nós conseguimos tirar alguns pontos que achávamos que poderiam ser melhorados, como a questão do quórum. Segundo lugar é a questão do IDEB, que teria que ter o número x, e muitas vezes não é o diretor responsável sozinho. Terceiro, existe a questão de uma banca examinadora, que foi retirada, e segundo que, quem quer ser diretor terá fazer um curso e depois fazer a prova do que aprendeu nesse curso, e ter uma nota”.
No tocante a segurança do município, existe uma reivindicação antiga que é transformar a 3ª Cia da PM em uma Companhia Independente. Bakri recordou que “no meu mandato passado iniciamos um processo com o coronel Taborda, que é o meu chefe de gabinete, e quero explicar que está andando a proposta da Companhia Independente. É uma questão burocrática, mas está sendo feito um estudo econômico, de viabilidade na Fazenda, para ver os recursos necessários para quantidade de policiais militares. Eu acho que teremos sucesso nessa empreitada. É bom lembrar que temos um número significativo de policiais militares, foi destinado para o nosso coronel Joas, que comanda o 4º CRPM, uma Rotam pará cá, e também uma Patrulha Rural para atender Castro. Esse pleito de Castro é extremamente justo e será olhado com muito carinho”.
Sobre os 200 anos de Jaguariaíva e Ponta Grossa, deputado Bakri disse ser uma data histórica as duas cidades, “eu agradeço à Deus por estar vivendo esses momentos fantásticos, eu tenho uma atuação boa em Jaguariaíva onde fiz quase mil votos, tenho um grupo de trabalho, e em Ponta Grossa sou um deputado indicado, e a gente assiste o progresso dos Campos Gerais com muito orgulho e deseja mais 200, 440, mil anos para os Campos Gerais”.
Ao final da entrevista, o parlamentar que é um dos principais deputados eleitos por Castro, colocou-se a disposição no que precisar. Disse que “o governo Ratinho Junior vive um momento importante, com 75% de aprovação, fruto de um governo sério, competente, dedicado, e que vocês vão assistir grandes obras acontecendo no Paraná”, concluiu.