Da Assessoria
Na sexta-feira (12) a presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputada federal (PSL-PR) Aline Sleutjes, realizou agendas importantes em Castro, na Cooperativa Castrolanda, com a presença do vice-presidente, Armando Carvalho; diretor Vogal, Armando Rabbers; diretor Executivo, Seung H. Lee, gerente do Leite, Eduardo M Ribas; gerente DH, Adriana Dalla Nora; coordenadora Eventos, Viviane L. Cé; supervisor de Marketing, Edgar Ribas; Fazenda Agropecuária HARM, com proprietário Luccas Rabbers; e na Fazenda genética ARM, com proprietário Armando Rabbers, na presença de Marcio Rodrigues, gerente de Agronegócio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A Cooperativa Castrolanda apresentou aos visitantes o maior evento da América latina do leite, a Agroleite, que acontece em agosto na Capital Nacional do leite, Castro. Evento que transforma a vida de milhares de pessoas, resgatando a cultura desde a ordenha do animal até a compra do produto final. Este evento apresenta toda a cadeia do leite, bem como equipamentos, palestras técnicas, genética apurada, nutrição, tecnologia, a classificação e premiação de centenas de animais.
O gerente da Apex-Brasil ficou admirado com o nível de qualidade, produtividade e estrutura disponível na terra do leite. Registrou que a Cooperativa Castrolanda tem potencial gigantesco, bem como o mercado de lácteos do Paraná, registrando a possibilidade de avançar na internacionalização dos seus produtos.
“A Apex é a empresa que promove os produtos brasileiros no exterior e possui ferramentas para fomentar e trazer investidores, compradores, imprensa e formadores de opinião. Sem dúvida a Cooperativa Castrolanda é merecedora desta parceria e através da Deputada Aline, nos colocamos a disposição com nossos projetos, programas, estudos e estatísticas para abrirmos novas oportunidades e fortalecermos ainda mais esta grande marca no mercado externo”, registrou Márcio.
O presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bowman, agradeceu a visita: “Obrigada pela visita e por trazerem oportunidades de negócio para a cooperativa, um grande abraço, especialmente para nossa representante da câmara federal Aline”, disse Bowman.
“Eu vejo que a cooperativa Castrolanda e as demais cooperativas do Paraná possuem um potencial gigante para expansão dos seus negócios. Fico feliz em poder intermediar este canal com a Agência APEX Brasil, através do meu amigo Márcio, que com toda certeza não dispensará esforços para atingirmos os objetivos”, registrou a deputada Aline.
Conhecemos a Cidade do Leite que reúne num só lugar 30 marcas da cadeia produtiva do leite. Cercados da arquitetura holandesa os sobrados e casas servem de bases comerciais para as empresas e no período do Agroleite são destaque perante as exposições no Parque.
A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro, consta em 99% dos municípios, gera quase 20 milhões de emprego direto e indireto, mantem o homem e a mulher no campo, compõe um produto rico em proteína, sendo o sexto na produção nacional.
Depois das apresentações e reunião técnica na Cooperativa, a comitiva foi recebida na Fazenda Agropecuária Harm, que mostrou a história de sucesso na pecuária leiteira de Castro, através do seu proprietário Luccas Rabbers. Puderam visitar a ordenha, os bezerreiros e seus animais.
Após o almoço no Moinho Castrolanda, seguiram para a propriedade de Armando Rabbers, que utiliza a ordenha robotizada, a primeira instalada na América Latina, que demonstrou que tecnologia e eficiência são grandes aliados da produção.
A missão da empresa é produzir leite e genética de alta qualidade, respeitando o meio ambiente e bem estar animal. Consolidando-se de referência no mercado pela inovação, falou Rabbers.
O agronegócio em 2021 estará mais digital e tecnológico do que nunca. Precisamos avançar na conectividade e exportação de produtos de valor agregado.
A deputada Aline tem demonstrado grande amor pelo setor, em especial pela bandeira do leite, agora como presidente da CAPADR fará um esforço ainda maior para alavancar a produção leiteira do País, viabilizando oportunidades de abertura de mercado e melhorando a vida, renda e desenvolvimento das propriedades e produtores brasileiros.