Conselho Estadual dos Direitos do Idoso toma posse e elege nova diretoria

Conselho Estadual dos Direitos do Idoso toma posse e elege nova diretoria

Da Assessoria

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi/PR) realizou nesta semana a cerimônia de posse seus integrantes e a eleição da nova diretoria. Jorge Nei Neves, do segmento sociedade civil,  assumiu a presidência do colegiado para o biênio 2023-2025. A vice-presidente é Adriana Santos de Oliveira, do segmento governamental, e Nancy Regina Shen, também governamental, assume como secretária executiva.

A competência sobre as políticas públicas para as pessoas idosas, que pertencia à Secretaria de Justiça e Cidadania, foi transferida para a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial.

“O Cedi/PR já tem 25 anos de atuação e acumula conquistas importantes, como o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e o 2º Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Isso é fruto do trabalho de cada conselheiro e conselheira que fez parte deste colegiado”, disse a secretária Leandre Dal Ponte. 

Ela também enfatizou a parceria entre a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial com o Cedi/PR. “Precisamos cada vez mais preparar as cidades para acolher as pessoas, na medida em que elas envelhecem. E o Conselho nos ajuda neste trabalho, tanto na formulação quanto na proposição das políticas públicas, que agora assume assumimos a missão de construir”, disse.

Ela participou da solenidade junto com o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. Ele destacou o papel do Cedi no atendimento à pessoa idosa. “É um papel fundamental nas questões dos direitos e nas ações voltadas a esse público. Essa união entre a sociedade civil, governo e usuários é muito importante para a evolução das políticas públicas para o segmento”, afirmou.

A posse dos novos conselheiros ocorreu na terça-feira (25), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Já a eleição da mesa diretora foi nesta quarta (26), no Palácio das Araucárias. Ambos os encontros homenagearam o conselheiro José Araújo Silva, falecido no dia 14 de abril, reconhecido por sua luta em favor de pessoas idosas no Paraná e no Brasil.

FORTALECIMENTO 

O Cedi/PR reúne 48 conselheiros: 24 representantes da sociedade civil (titulares e suplentes) e 24 representantes governamentais (titulares e suplentes). O presidente eleito, Jorge Nei Neves, participa do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso desde 2017. E já ocupou a presidência do colegiado no biênio 2019-2021.

“Neste momento, nosso maior desafio é o fortalecimento do Fundo Estadual do Idoso para que, através do aporte de recursos, possamos deliberar ações estratégicas em todas as áreas para garantir os direitos das pessoas idosas em todo o Paraná”, disse Neves.

Ele destacou a importância do fortalecimento dos conselhos municipais, que atuam localmente para garantir os direitos deste público. Todos os 399 municípios paranaenses possuem conselho da pessoa idosa.

PRESENÇAS 

Participaram da cerimônia de posse Rosana Beraldi Bevervanço, procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, e Maria de Lourdes Menon Schram, representando a população idosa do Paraná.

Foto: Ísis Oliveira/SEMI

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!