Com missão a Dubai, Paraná quer aumentar exportações e apresentar futuras concessões

Com missão a Dubai, Paraná quer aumentar exportações e apresentar futuras concessões

AEN

Três objetivos norteiam a missão Paraná Business Experience 2021, que levará uma comitiva do Paraná aos Emirados Árabes Unidos em outubro: ampliar o número de clientes de empresas paranaenses, atrair novos investimentos e impulsionar o turismo em tempos de retomada econômica no pós-pandemia.

A missão, anunciada nesta segunda-feira (20), é composta por representantes do Governo do Estado, de municípios paranaenses e do setor privado (que patrocinam a viagem) para Dubai entre os dias 10 e 16 de outubro — semana em que o Paraná é o protagonista do Pavilhão do Brasil na feira internacional Dubai Expo 2020.

A expectativa é compartilhar com o mundo todas as potencialidades do Paraná, colhendo resultados concretos de novas parcerias. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a meta é mostrar ao mundo que o Estado é uma grande oportunidade de investimentos porque tem infraestrutura, empresas inovadores, bons índices econômicos e uma grande rede universitária de produção de conhecimento.

“Vivemos um ano e meio de colapso da economia no mundo todo, e agora todos estão se mexendo para que sua região possa voltar a crescer — e esse é nosso compromisso com o Paraná. Atraímos mais de R$ 86 bilhões de investimentos privados desde 2019 e a Expo Dubai é uma oportunidade para gerar novos empregos e divisas no Estado”, declarou o governador.

“Estamos buscando todas as oportunidades existentes dentro ou fora do Brasil para retomar nossa economia de forma forte. E o Paraná vem crescendo muito na geração de empregos, graças a esse volume de empresas que vêm de fora”, acrescentou.

Da parte do Governo do Estado, uma das principais frentes de trabalho no período será apresentar os dois ativos de infraestrutura previstos para concessão em 2022. O primeiro deles é o pacote de rodovias, que engloba 3,3 mil quilômetros de estradas e prevê investimentos de R$ 44 bilhões em obras. O outro ativo é a Nova Ferroeste, projeto de ferrovia que liga Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá – concessão de 60 anos que prevê investimento na ordem de R$ 33 bilhões.

Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, explica que a agenda da missão inclui encontros para apresentar os projetos a fundos de investimentos árabes, potenciais concorrentes nas concorrências.

“A entrada de um fundo de investimento nas disputas aumenta a concorrência — o que, no caso das rodovias, faz com que a disputa na Bolsa de Valores leve a uma menor tarifa para o usuário. Levaremos todas as informações para que eles possam participar desse leilão. Nosso compromisso na feira é muito focado nesses dois ativos”, afirmou.

Além da infraestrutura, outro foco estadual é o desenvolvimento sustentável — principal tema da exposição a ser apresentada no Pavilhão do Brasil ao longo da semana. Para isso, paralelamente às agendas de negócios, o Paraná conhecerá iniciativas dos Emirados Árabes Unidos que possam inspirar novas ações no Estado.

Para Keli Guimarães, vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), a agenda inclui iniciativas ligadas à Organização Mundial da Família (WFO). “Nossa expectativa é trazer referências e boas práticas de fora que tenham a ver com a Agenda 2030 e estejam alinhados com o que queremos para o Paraná”, afirmou.

Turismo e municípios

Também integram a comitiva representantes de oito municípios paranaenses, o que, segundo o governador, ajudam a levar à Expo Dubai a oportunidade de atração turística. Para ele, a retomada econômica promete trazer uma expansão do turismo nas áreas de negócios, gastronomia e resorts.

“Todas as cidades que vão para Dubai têm uma vocação turística fantástica. O turismo movimenta muito dinheiro e gera muito emprego, e nós temos um potencial maravilhoso. Com o controle da pandemia, nosso crescimento está sendo retomado, e essa é uma oportunidade de apresentar o Paraná para o mundo nesse setor”, ressaltou Ratinho Junior.

Além disso, as comitivas municipais também têm agendas específicas para ampliar seus contatos em áreas estratégicas. É o caso de Maringá, cidade de referência nacional na exportação.

“É nesse ponto que vamos trabalhar para atrair investimentos. Estamos consolidando nosso aeroporto como um hub logístico de transporte de cargas, com uma ampliação que vai permitir voos internacionais. Assim, queremos aumentar nossa área de exportação não apenas no agronegócio, que já é muito consolidado, mas no polo de moda, já que nossa indústria têxtil é muito forte”, explicou Ulisses Maia, prefeito do município.

Além de Maringá, outras sete cidades participam do Paraná Business Experience: Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Pato Branco.

Empresas

Já as empresas que acompanham a missão participarão de rodadas de negócios realizadas nos dias 11 e 12 de outubro, nos mesmos moldes das edições do Paraná Day que ocorreram na Espanha, no México e nos Estados Unidos.

As reuniões reúnem potenciais investidores, e funcionam como momentos de apresentação das oportunidades de investimentos com rodadas segmentadas entre setores prioritários São eles: setor automotivo; agronegócio; alimentos e bebidas; papel, madeira e celulose; bem-estar; e infraestrutura e tecnologia da informação; além de uma agenda específica para os municípios.

O diretor superintendente da Rede Brasileira para o Desenvolvimento da Metrologia, Tecnologia e Qualidade, Celso Romero Kloss, explica que essa é uma chance única de quebrar o estereótipo que se tem no exterior de que o Brasil é composto apenas por Rio de Janeiro e São Paulo.

“Está na hora do Paraná ocupar seu espaço como joia da coroa pelos resultados positivos que alcança na sustentabilidade, economia, geração de emprego e utilização da tecnologia. A expectativa é grande para apresentar o Paraná e atrair empresas que tenham interesse em investir aqui”, declarou.

Uma das patrocinadoras da comitiva é o Lide Paraná, que representa cerca de 300 empresas do Estado e levará 17 empresários do grupo a Dubai. “Nosso objetivo, participando dessa missão, é externalizar e ampliar o potencial de negócios das empresas paranaenses com investidores internacionais, além de ampliar a exportação do Estado para fora. Queremos fortalecer a economia paranaense gerando negócios e atraindo investimentos”, explicou Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná.

Para Claudemir Vulczak, diretor-presidente da empresa de fertilizantes agrícolas Ourogran, a missão vai ser uma oportunidade de estreitar laços comerciais já existentes com contatos da Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Egito. “A gente entende que, estando com o Governo do Estado, vamos passar muita confiança para que comecem a operar conosco”, afirmou.

Da mesma forma enxerga Leonardo Matias, CEO da empresa de energia renovável Matias Energy, que também compõe a comitiva. “A gente veio de outro estado para constituir uma base no Paraná justamente por entender que essa é uma das regiões mais pujantes do Brasil. Concluímos que essa era uma grande oportunidade de crescimento por ser um evento de nível global com endosso de um Estado que é referência nacional”, declarou.

Expo Dubai

A Expo Dubai 2020 será uma exposição internacional com mais de 190 países e duração de 181 dias. São esperados 25 milhões de visitantes ao longo do período da mostra, que vai de 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. O tema da edição é “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. Os países participam com pavilhões que representam suas nações, divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.

O Pavilhão do Brasil, que integra a área da sustentabilidade, terá 4.380 metros quadrados. O Paraná será o primeiro estado a assumir o pavilhão brasileiro na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade.

Redação Página 1

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